Domingo, 13 de Dezembro de 2020 | Horário: 16:56

Idosos: quais os cuidados necessários com eles durante a pandemia

Atenção, carinho e principalmente paciência são fundamentais para superar esse período e evitar o contágio do novo coronavírus nas pessoas da terceira idade

A pandemia do novo coronavírus mexeu com a vida de pessoas de todas as idades, mas o distanciamento social afetou principalmente os idosos. Por desenvolverem um número maior de comorbidades e, consequentemente, uma exposição maior às complicações da covid-19, a recomendação é que fiquem em casa.

Com a mudança na rotina, porém, muitos deles podem se deparar com a solidão, a ausência de contato familiar e social, entre outras graves consequências para a saúde mental e emocional. Dessa forma, todo cuidado é pouco, necessário e o apoio da família é fundamental e indispensável. Os idosos merecem atenção especial.

Como muitos deles são dependentes e também independentes, a rotina varia muito de pessoa para pessoa. Por isso, neste período de pandemia, todas as medidas preventivas amplamente divulgadas devem ser adotadas e os cuidados, redobrados e individualizados.

Para muitas pessoas de mais idade, a pandemia pode ser vista como uma forma de exagero. Por isso, é relevante explicar a situação, mostrar as consequências e os benefícios do isolamento social, os riscos da negligência, enfim, o que é, e por que é importante neste momento. Como toda novidade causa estranhamento aos idosos, atenção, carinho, e, principalmente, paciência são fundamentais para que eles superem esse período.

Mas é importante ressaltar que a velhice nem sempre está associada à doença. Mesmo durante a pandemia, eles podem e devem se manter ativos, estimulados a aprender coisas novas, ler um livro, tomar sol, caminhar, assistir a um filme, utilizar a tecnologia para entrar em contato com entes queridos e amigos, consumir notícias sobre a pandemia de forma equilibrada e por fontes seguras.

A importância da rotina
É necessário que mantenham uma rotina: horário para banho, alimentação, fazer as atividades que gostam, caso ainda consigam. Aos que precisam de cuidados, uma sugestão é ouvir músicas que tragam boas recordações e energias.

A conversa deve ser incentivada com idosos lúcidos ou não. Mesmo que eles contem a mesma história, as pessoas devem ouvir e perguntar, a fim de estimulá-los a se lembrar de fatos novos. Veja, a seguir, outras dicas para manter uma rotina ativa:

- Aos que utilizam medicamentos contínuos, os horários e quantidades devem ser respeitados;

- Verificar se a alimentação está correta, tomar água e observar mudanças de apetite e peso;

- Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes. Caso a pessoa idosa não tenha mais condição de cozinhar, forneça uma alimentação completa;

- Saiba impor rotinas e regras. Idosos não devem ser infantilizados, mas, em muitas situações, orientados;

- Tomar sol de 15 a 30 minutos diários, nos horários e com os cuidados recomendados e mantendo o distanciamento num jardim, varanda ou mesmo numa janela;

- Somente retire o idoso de casa se for de extrema necessidade. Se você mora com pessoas dessa faixa etária e precisa constantemente sair, a orientação dos órgãos de saúde é manter o distanciamento social diante deles;

- Lave as mãos, tire os sapatos e troque de roupas sempre que chegar em casa;

- Por fim, observar o estado clínico geral e procurar o serviço de saúde em caso de alterações na saúde do idoso.

Rede de Atenção
A Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa inicia-se na Unidade Básica de Saúde (UBS), a porta de entrada no Sistema Único de Saúde. Os idosos devem estar sempre vinculados e matriculados à UBS mais próxima da residência, onde a maioria dos problemas destes pacientes, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, doenças cardiovasculares e osteoarticulares e depressão, devem ser atendidos e resolvidos. Nos casos de doenças de difícil controle, que necessitam de mais cuidados, a pessoa é encaminhada para as Unidades de Referência à Saúde do Idoso (URSI). Para saber qual é a unidade de saúde mais próxima da sua casa, acesse o Busca Saúde.