Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020 | Horário: 17:54

Hotel no Centro passa a ser unidade de acolhimento para idosos em situação de rua

Parceria entre secretarias municipais promoveu a adaptação do imóvel, em continuidade ao atendimento emergencial na pandemia

O Hotel Terra Nobre, localizado na região central, foi adaptado e destinado ao acolhimento de idosos em situação de rua com a criação, no local, de um Centro de Acolhimento Especial. A medida, adotada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, faz parte do plano de enfrentamento da situação de emergência decretada no município, em decorrência da pandemia provocada pelo coronavírus.
O imóvel tem capacidade para atender 207 idosos do sexo masculino, acima de 60 anos, em situação de rua e condições de autonomia para o autocuidado. Foram identificados pelos técnicos dos Centros de Acolhida para Adultos e encaminhados para acomodação em 90 quartos, que se dividem entre suítes quádruplas, triplas, duplas ou individuais. Lá recebem cinco refeições diárias, serviços de higiene e de manutenção do dormitório. O aluguel é pago pela Prefeitura para o proprietário do imóvel.

Centro e Zona Norte

Considerando a situação de emergência no momento da pandemia, em 2 de julho foram criadas 250 vagas em cinco hotéis na cidade: Windsor, Rivoli, Grand Barão e Apolo, na região central, e o Hotel Brasília Santana Gold Flat, em Santana, na Zona Norte. Os cinco estabelecimentos disponibilizaram 50 vagas para acolhimento de idosos em situação de rua.