Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020 | Horário: 15:44

Hospital Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto amplia estrutura e número de leitos

Unidade de saúde passou por revitalização e teve sua capacidade de UTI aumentada. Também foram entregues dois tomógrafos

O Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Correa Netto, em Ermelino Matarazzo, Zona Leste, que atende cerca de 10 mil pacientes por mês, passou por recente readequação. O número de leitos das UTIs infantil e adulto foi ampliado. A unidade de grande porte, especializada em urgência e emergência, referência em Traumatologia e Neurocirurgia, também recebeu dois tomógrafos. Foram investidos R$ 5,1 milhões na revitalização do hospital.

A UTI adulto do hospital dobrou de capacidade: agora serão 20 leitos, ao invés dos dez mantidos anteriormente. A UTI pediátrica também praticamente dobrou a sua capacidade atual, passando de 6 para 10 leitos. Com o respaldo da ampliação das UTIs, o hospital poderá aumentar também sua capacidade de realização de cirurgias e reduzir o tempo de espera dos pacientes por procedimentos mais complexos.

Os dois tomógrafos recebidos pelo equipamento também permitirão a otimização do fluxo de atendimento à população do entorno da unidade, que corresponde a cerca de 250 mil moradores da região. A unidade conta com cerca de 2.300 profissionais, dos quais 1.100 médicos, enfermeiros, profissionais das equipes de enfermagem e multiprofissionais, que atuam nas especialidades bucomaxilofacial, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, neonatologia, neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia, pediatria e psiquiatria.

Além das UTIs adulto, pediátrica e neonatal, o hospital conta com banco de sangue, serviço de imagem, endoscopia e ambulatório de especialidades para pacientes que tiveram alta hospitalar. Abriga também o único Banco de Leite Humano da região leste da cidade. Também são oferecidos serviços da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, do Projeto AVC (para pacientes com AVC Isquêmico).

O Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Correa Netto oferece 280 leitos, entre enfermaria e UTI. Em seus seis andares, está equipado com centro cirúrgico, centro obstétrico, enfermarias de observação adulta mista e infantil; enfermarias de Observação e enfermaria para pacientes com covid-19; duas salas de choque (emergências clínicas, politraumatizados, cirúrgicos e neurocirúrgicos); sala de choque de emergência infantil; sala de gesso; consultórios; três salas de acolhimento com classificação de risco; além das UTIs adulto, pediátrica e neonatal.

A porta de entrada dos pacientes para o Hospital Dr. Alípio Correa Netto é a UPA Ermelino, com retaguarda hospitalar, anexa à unidade, que oferece acolhimento com classificação de risco, serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e de radiologia, análises laboratoriais e atendimento em clínica geral, pediatria, ortopedia, eletrocardiografia. A capacidade do complexo (Hospital e UPA juntos) é de 30 mil atendimentos mensais.

Em 2019, a instituição recebeu o selo Ouro SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos).

Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto

Endereço: Alameda Rodrigo de Brum n°1989 - Ermelino Matarazzo - São Paulo/SP CEP 03807-230

Telefone 3394-8030

Aberto 24 horas