Notícia na íntegra

Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021

Hospital Municipal da Brasilândia recebe pacientes com sintomas gripais e inicia painel viral

Unidade destinará 258 leitos para o tratamento desses casos

Devido ao aumento da incidência dos vírus respiratórios, entre eles, o influenza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destinou parte dos leitos do Hospital Municipal da Brasilândia, para o acolhimento e tratamento dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srags) na cidade de São Paulo. A estratégia da gestão municipal é concentrar os pacientes em uma unidade para o devido acompanhamento e também realizar o painel viral das pessoas internadas, contribuindo para a identificação da cepa viral de influenza, entre outros vírus, que circulam na capital. Desde sábado (18), os pacientes diagnosticados com as síndromes respiratórias e que necessitam de internação começaram a ser transferidos para essa unidade hospitalar.

Para o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a transição de parte dos leitos Covid-19 para leitos Srag acontece de maneira ágil a fim de atender aos cidadãos com sintomas mais graves da doença, além de possibilitar a criação do painel viral, e assim, identificar qual é o vírus que está acometendo os pacientes. “Os nossos especialistas já identificam diferentes agentes infecciosos e precisamos garantir o melhor atendimento aos usuários dos serviços”, ressalta o secretário.

O HM Brasilândia conta com 406 leitos, dos quais 258 serão destinados aos pacientes com Srag, sendo 158 de enfermaria e 100 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Dados da Prefeitura de São Paulo mostram que, até o momento, 16 pacientes estão internados na UTI e 30 na enfermaria.

Na última semana, a rede municipal de saúde registrou um aumento significativo na demanda de atendimento das unidades de saúde a pessoas com sintomas gripais. Em novembro de 2021, a SMS registrou um total de 111.949 atendimentos a pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Neste mês, na primeira quinzena, a SMS registra um total de 91.882 atendimentos a pessoas com quadro respiratório, sendo 45.325 suspeitos de Covid-19.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn