Quarta-feira, 26 de Julho de 2017 | Horário: 16:31

Hospital do Servidor Público realiza campanha de orientação sobre câncer de cabeça e pescoço

Ação foi idealizada para celebrar o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A participação não requer a retirada de senha e nem inscrição prévia

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), na Rua Castro Alves, 60, realiza nesta quinta-feira (27), das 8h às 13h, uma campanha para orientar e alertar a população quanto ao câncer de cabeça e pescoço. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima o registro de 41 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço em 2017, no Brasil.

O evento terá início com um mutirão de exames físicos na boca, faringe, laringe e pescoço, das 8h às 10h30. Caso o paciente apresente algum sintoma da doença ou lesão suspeita será encaminhado à laringoscopia, no próprio hospital. Em caso de necessidade, fará biópsia. O atendimento gratuito não requer a retirada de senha e nem inscrição prévia. Das 12h às 13h, haverá uma palestra para orientar sobre fatores de risco, diagnóstico, tratamento e cura da doença.

A médica da Clínica de Cirurgia de Cabeça e pescoço do HSPM Rosilene de Melo Menezes alerta para a importância da prevenção, ficando atento a alguns sintomas. “Procure um médico se apresentar ferida na boca que não melhora em três semanas; nódulos no pescoço que não regridem em 21 dias; dores fortes; dificuldade para comer, engasgos e perda de peso; amolecimento e queda dos dentes; alteração da voz, rouquidão por 21 dias e falta de ar; dificuldade em respirar, obstrução e sangramento nasal; alteração da simetria da face devido ao crescimento de massas tumorais sob a pele”, explicou.

Este tipo de câncer pode acometer a pele, os lábios, a boca, a língua, faringe, laringe, as bochechas, o nariz, o palato mole e duro, a tireoide e glândula salivar. É o 6º tipo mais comum nos homens e o 10º nas mulheres. Em 90% dos casos, está relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas e fumo.

A taxa de mortalidade gira em torno de 50%. Se descoberto no início, tem alta taxa de cura, que pode chegar a 90%. Caso contrário, as chances de cura caem para 20%. “Estes tumores são pouco sintomáticos no início, quase silenciosos. Geralmente, quando começa a gerar incômodo ao paciente, como dor, por exemplo, é possível que já esteja em um estágio avançado”, completou a médica.

Fatores de risco

Tabaco e álcool são os principais fatores de risco. “Uma pessoa que fuma um maço de cigarros diariamente e faz isso desde 18 anos, quando tiver 48 vai ter fumado ao longo da vida uma quantidade de cigarros capaz de aumentar o risco de câncer em 10 vezes. Se essa pessoa também ingerir álcool, esse risco aumenta em 30 vezes”, explicou a médica.

O câncer de garganta (orofaringe e laringe) também pode ser causado pelo vírus HPV, principalmente nos jovens. Pessoas expostas à radiação para tratamento médico ou que trabalham com máquinas também têm risco de desenvolver este tipo de câncer.

Medidas que podem ajudar na prevenção

- Adotar uma alimentação saudável
- Não utilizar o narguilé;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Realizar higiene oral diária;
- Não fazer sexo oral sem preservativos;
- Visitar periodicamente o dentista;
- Manter próteses dentárias bem ajustadas.