Hospital de Parelheiros recebe 20 novos leitos de cuidados intensivos para o enfrentamento do novo coronavírus

Até o início de maio a administração municipal disponibilizará mais 268 leitos de atendimento aos pacientes graves no local

O Hospital Municipal (HM) de Parelheiros Josanias Castanha Braga recebeu 20 novos leitos de cuidados intensivos que vão auxiliar no atendimento durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19). Até o início de maio, mais 268 leitos de atendimento serão destinados pela Prefeitura de São Paulo aos pacientes graves nessa unidade, totalizando 288 leitos.

+ Prefeitura irá instalar dois mil leitos de baixa complexidade no Pacaembu e no Anhembi

Os leitos de internação estão sendo adaptados para cuidados intensivos, com a implementação de respiradores artificiais, monitores multiparâmetros, bombas de infusão, entre outros equipamentos específicos para atendimentos a pacientes em condições de gravidade.

“Estamos entrando na terceira etapa de preocupação do poder público com a questão do coronavírus. A primeira etapa foi de levar conhecimento, em especial aos profissionais de saúde. A partir dos primeiros casos e da constatação da transmissão comunitária a preocupação foi com a restrição da circulação de pessoas, contendo a disseminação do vírus na cidade. Essa entrega de leitos já é a terceira preocupação com um enfrentamento do cenário de agravamento da crise na cidade”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

O HM de Parelheiros é gerenciado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e teve seu pronto atendimento inaugurado em 29 de março de 2018. É referência para atendimentos de média e alta complexidade para 2,5 milhões de pessoas, sobretudo os 160 mil moradores do extremo Sul da capital paulista.

Atualmente, o hospital realiza aproximadamente 16 mil atendimentos por mês no pronto atendimento, que conta com 52 leitos de observação e poderá ser usado na ampliação de leitos de UTI no enfrentamento da epidemia de coronavírus (Covid-19).

Sobre a unidade

Localizado em terreno de 110 mil m², o Hospital de Parelheiros tem área construída de 40 mil m². O valor total do investimento para a construção foi de R$ 187,5 milhões. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras - SIURB.

A construção da unidade levou em consideração a preservação do meio ambiente. Por isso, o hospital conta com um sistema de automação predial que possibilita o monitoramento e o controle dos vários subsistemas, visando uso racional da energia, água e climatização. O prédio conta com acessibilidade, estacionamento, bicicletário, brinquedoteca e, futuramente um heliponto.

Para ter acesso às principais notícias sobre coronavírus no site da Prefeitura, clique aqui.