Quinta-feira, 15 de Abril de 2021

Prefeitura entrega Hospital de Transição para tratamento de Covid-19

Horário: 00:00
Localizado na Vergueiro, Hospital Profª Lydia Storópoli é o 10º entregue durante a pandemia. Equipamento funcionará como unidade de transição para acolher exclusivamente pacientes em recuperação da Covid-19
868736-Inauguração do Hospital Professora Lydia Storópoli

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou nesta quinta-feira (15), o 10º hospital desde o início da pandemia. O Hospital Profª Lydia Storópoli, na Vergueiro (região Central da cidade), funcionará como uma unidade de transição para pacientes em recuperação da Covid-19. O local terá capacidade para 212 leitos de alta, média e baixa complexidade, que serão ativados gradativamente a partir do próximo sábado (17).

Os leitos serão dedicados aos pacientes em recuperação da Covid-19 que hoje estão internados em hospitais municipais, como forma de dar continuidade ao tratamento e reabilitação. Este hospital atenderá somente pacientes transferidos pela Central de Regulação do município (CRUE), não sendo uma unidade de portas abertas.

Para viabilizar o hospital, a capital firmou um Termo de Colaboração com a Universidade Nove de Julho (Uninove). Durante a cerimônia virtual de inauguração, o prefeito Bruno Covas destacou a importância de mais uma unidade hospitalar para o enfrentamento à Covid-19.

"Não tem sido fácil estar à frente da Prefeitura num momento como este e ainda assim a cidade vem conduzindo, cuidando das pessoas, não deixando faltar tratamento, ampliando ainda mais nossa rede", afirmou o prefeito. "Eu queria agradecer a Uninove por esta parceria e falar da importância de trabalharmos com uma empresa que tem noção da responsabilidade social. Por meio dessa parceria vamos poder ajudar a população mais carente a ser atendida num hospital como este", salientou, lembrando que agora, na segunda-feira, dia 19 a Prefeitura de São Paulo começará a vacinar os profissionais de saúde com 47 anos ou mais.

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, explicou a importância do hospital para a cidade. "Essa Unidade servirá para que os pacientes tenham um atendimento adequado contra a Covid-19 e ficará como legado para a cidade no período pós pandemia, quando irá contribuir para o tratamento das comorbidades ocasionadas pelo coronavírus”.

A gestão do equipamento será feita pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Para o reitor da Uninove, Eduardo Storópoli, a parceria contribuirá na missão de salvar vidas neste momento de agravamento da pandemia na cidade de São Paulo.

"Este Hospital tem o significado de cooperação entre os setores público, privado e o terceiro setor visando ofertar a melhor assistência em saúde à população", destacou o superintendente da SPDM, Nacime Mansur.

Estrutura
Ao todo, o Hospital contará com 190 leitos de enfermaria, 20 de UTI e dois de estabilização, além de equipamentos de última geração para realização de exames, como tomógrafo. Nesta primeira fase serão entregues 80 leitos de enfermaria, 10 de UTI e 2 de estabilização. Na próxima semana serão entregues 110 leitos de enfermaria e 10 de UTI. O atendimento será feito por 636 profissionais.

Para isso, a UNINOVE investiu recursos próprios, no valor de R$18.099.155,39, e não receberá qualquer repasse financeiro. Já a SMS investiu R$ 3.558.903,50, repassados à SPDM, para informática, equipamentos e mobiliários. O custeio da unidade será de R$ 8.060.786,30 ao mês.

A unidade conta com:

• Área total: 10.805,52m²
  • 190 Leitos de enfermagem
  • 2 leitos de estabilização
  • 20 leitos de UTI
  • Sala de Exames: Tomografia
  • Sanitários de Pacientes
  • Sala de Estar para pacientes
  • Salas de Paramentação profissionais da saúde
  • Salas de Desparamentação profissionais da saúde
  • Sala de Descompressão para Médicos

Serviço:
Hospital Profª Lydia Storópoli
Rua Vergueiro, 235.
Atenção: O equipamento atenderá somente pacientes transferidos por meio da Central de Regulação do município (CRUE).