Quarta-feira, 15 de Abril de 2020 | Horário: 14:52

Home office: confira algumas dicas para organizar a rotina de trabalho

Quem trabalha de casa pode adaptar fluxos para tornar o dia mais eficiente

Com a implantação da quarentena na cidade, quem trabalha de casa precisa adaptar as suas rotinas de trabalho. Para muitos, o escritório agora virou um cantinho da casa, como a mesa da sala ou da cozinha.

Vera Lúcia Mourão, que sempre trabalhou em escritório, precisou se adaptar aos novos costumes. “Foi preciso implantar uma rotina. Eu acordo, tomo café e me arrumo para trabalhar, já que passo o dia em reuniões virtuais. No começo foi bem estranho, mas hoje já sinto que o dia fica mais produtivo”, disse.

Muita gente também teve que se reinventar. É o caso da comerciante Sonia Maria Bassoli, que tem utilizado as redes sociais para atrair novos clientes. “Intensificamos a divulgação dos nossos produtos no Facebook e no Instagram. Em caso de dúvidas enviamos mais fotos por whatsapp. É uma forma de seguirmos trabalhando, mesmo com a loja fechada”, afirma a proprietária de uma loja de móveis.

Para Rodrigo Lessa, que trabalha em uma multinacional do ramo automotivo, ter disciplina foi fundamental. “É preciso se policiar. Você tem a sua tarefa, a sua rotina, precisa estar atento ao seu trabalho e as suas metas. Não é porque você está em casa que pode passar o dia em frente à televisão. Você tem que ter um comprometimento com a sua empresa”, alertou.

Confira baixo, algumas dicas para ajudar os seus dias de trabalho dentro de casa e fazer com que seu home-office seja mais produtivo:

Vista-se para o trabalho
Troque de roupa ao acordar. Dentro de casa, a vantagem é que você pode ficar mais confortável. Em dias mais quentes, você pode até usar shorts e roupas mais confortáveis, mas manter o processo de “chegar ao trabalho” ajuda a alertar a mente sobre o início do expediente. Vestir algo adequado também é importante para que você esteja preparado para a possibilidade de participar de videoconferências, recurso utilizado por muitas empresas durante o isolamento.

Organize o seu local de trabalho e tenha as ferramentas que precise por perto
O local de trabalho deve ser bem escolhido. Procure um lugar na sua casa que seja mais silencioso e iluminado. Organize sua mesa e deixe tudo pronto antes de começar. Isso vai fazer com que você esteja mais concentrado e interrompa menos o seu trabalho. Deixe por perto uma garrafa d’água, o álcool em gel, papeis e canetas.

Monte um cronograma e fique atento aos horários
Procure cumprir rigorosamente o seu horário fixo de trabalho. Se você puder, comece sempre pelas tarefas mais complexas. A estratégia é uma maneira de aproveitar o tempo e energia. Crie uma agenda e defina o que você vai fazer naquele dia. Estabeleça os horários e quais atividades são mais importantes. Criar uma lista de tarefas pode tornar o seu dia mais produtivo. E lembre-se: a hora de terminar é tão importante quanto a de começar.

Tenha uma cadeira confortável, mas movimente-se
Para aguentar a rotina diária, é importante você estar em um lugar confortável. No entanto, procure não ficar muito tempo sentado e não se esqueça de fazer alongamentos durante o dia. Fazer pequenas pausas para movimentar o corpo ajuda a saúde e a produtividade.

Evite interferências
Evite a TV (se no escritório você trabalha sem ela). Para as redes sociais, e internet em geral, a regra é a mesma. Se você não está acostumado poderá demorar o dobro de tempo para fazer as mesmas coisas, além de estar mais propício a cometer erros.

Também vale um cuidado especial para quem não mora sozinho e tem a família em casa durante o expediente. Se for possível, mantenha a porta fechada para se concentrar melhor e faça acordos com quem mora com você. Estabeleça regras claras e deixe sinais quando você não puder ser interrompido, como uma placa de “não perturbe”.

Quem tem filhos pequenos em casa vai precisar de uma dose extra de capacidade de adaptação. Vale a pena observar os horários das crianças e tentar encaixar atividades para que elas se distraiam. Você também pode aproveitar os momentos mais tranquilos, como a parte do dia que elas costumam tirar um cochilo, para executar tarefas que exijam maior concentração.

Respeite as pausas do almoço e do lanche
Existe uma tendência de almoçarmos muito mais rápido quando estamos em casa. Por isso é importante que você também cumpra o horário em que você normalmente sairia para almoçar. Coloque um alarme e respeite a sua fome. Isso vai te ajudar a preservar a sensação de rotina. Além do almoço, planeje com antecedência o que irá comer no dia (do café da manhã aos lanchinhos), para resistir à tentação de abrir a geladeira toda vez que for levantar para uma pausa ou para ir ao banheiro.

Dedique tempo para descansos e lazer
Permita-se desligar. Ao terminar uma tarefa, presenteie-se com algum descanso ou distração. Aquele cafezinho, brincar com o pet, acompanhar uma “live” na internet ou finalmente começar aquela série é importante para manter o corpo em atividade.

Mantenha as suas relações à distância
Manter contato com os colegas de trabalho diminui a sensação de isolamento. Na falta de uma pausa para conversar no café da firma, mande mensagem para trocar ideias ou simplesmente perguntar como foi o almoço e que horas pretendem encerrar o expediente.