Quarta-feira, 15 de Julho de 2020 | Horário: 19:05

Higienização dos terminais de ônibus é intensificada durante pandemia

Ônibus também passam por processo de higienização entre uma viagem e outra para prevenir a covid-19

Os terminais municipais de ônibus tiveram a limpeza reforçada pela Prefeitura desde o início da pandemia de covid-19. São feitas lavagens noturnas das plataformas, gradis, pistas de rolamento e áreas comuns de circulação de passageiros. Ao longo do dia, os equipamentos também recebem varrições de todas as plataformas, recolhimento de lixo, higienização e desinfecção dos equipamentos de uso comum.

A higienização dos terminais fica a cargo de duas empresas que, juntas, somam mais de 470 funcionários. Elas ampliaram a frequência da higienização dos banheiros para que seja realizada mais vezes ao longo do dia. Os terminais mais movimentados contam com funcionários fixos nos banheiros, que higienizam os equipamentos nos horários de menor movimentação e à noite fazem a lavagem geral dos equipamentos.

A limpeza é realizada com desinfetante e água sanitária para prevenir a disseminação da covid-19. A SPTrans acompanha diariamente a prestação do serviço de limpeza nestes locais para garantir a qualidade do serviço prestado à população.

A Prefeitura também adotou diversas ações para reduzir o risco de contágio dos usuários do transporte público em São Paulo pelo novo coronavírus. Entre elas:

- Uso obrigatório de máscaras nos ônibus e terminais;
- Marcação no solo nos terminais para sinalizar a distância de um metro entre os usuários nas filas;
- Higienização dos veículos entre as viagens, principalmente nos locais onde há contato dos passageiros, como balaústres, corrimãos e assentos;
- Higienização do ar-condicionado;
- Autorização do uso de cortina em "L" para proteção do motorista;
- Ações de orientação e conscientização sobre cuidados e higiene pessoal por meio de mensagens sonoras e cartazes nos terminais, redes sociais e no Jornal do Ônibus;
- Monitoramento diário para ampliação e remanejamento da frota, se necessário.