Terça-feira, 9 de Junho de 2020 | Horário: 17:56

H1N1: Vacinação sobre rodas já imunizou 22 mil pessoas no centro da capital

Além da vacina dentro da UBS República, a unidade também conta com uma van para levar a vacina aos pontos de maior movimento do centro histórico

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho em todo o país e na capital paulista não é diferente. Os locais de vacina incrementaram a oferta pela dose que protege contra a Influenza A H1N1 e é aplicada nas 468 unidades básicas de saúde (UBS) da cidade, em pessoas de todos os grupos prioritários até o fim da campanha.

Em alguns postos, a vacinação e feita tanto dentro, para quem chega andando, quanto fora das unidades, para quem vai de carro, no sistema drive-thru, mas a UBS República inovou e faz a Vacinação sobre Rodas, que usa uma van para levar as vacinas e os profissionais de saúde para atender as pessoas que circulam pelo Centro Histórico da cidade.

A supervisora da Unidade de Vigilância em Saúde do Centro, Rafaela Carla de Toledo, explica a ideia. “A Vacinação Sobre Rodas surgiu aqui no Centro e em outras coordenadorias de saúde quando nós percebemos que a procura pela vacina de H1N1 nas unidades básicas estava reduzindo muito. Então, nós decidimos ir atrás da população que é elegível para essa vacina nas ruas da cidade”, conta.

Em um mês de Vacinação Sobre Rodas, mais de 22 mil pessoas já foram vacinadas na região do centro histórico da cidade.

“Uma das coisas que a gente leva em conta na escolha do local que a van vai é que essa nova região tem uma maior vulnerabilidade, principalmente, para o desenvolvimento dessas doenças gripais que são preveníveis pela vacina da influenza”, afirma a supervisora.

Com a prorrogação da campanha,  podem se vacinar: crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), idosos, adultos de 55 a 59 anos, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições clínicas especiais, membros das forças de segurança, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, funcionários do sistema prisional, privados de liberdade, indígenas e professores.

Documentos necessários

Para se vacinar, é necessário levar carteira de identidade (RG), cartão de vacinação e documento que comprove o grupo prioritário inserido. Veja o que levar:

Puérperas devem apresentar atestado que comprove a sua condição, como a certidão de nascimento do filho ou o cartão de gestante;

Professores, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo e profissionais das forças de segurança e salvamento devem apresentar documento pessoal e documento que comprove vínculo ou categoria profissional, como o contracheque ou o crachá;

Pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica.

Diagnóstico

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a doença, já que os sintomas são parecidos.