Terça-feira, 9 de Fevereiro de 2021

Guia em formato HQ mostra cuidados pessoais para crianças durante a volta às aulas

Material tem a intenção de ensinar as crianças como lidar com a volta às aulas durante a pandemia de forma segura

As aulas presenciais devem começar seu processo de retomada, após um período de isolamento social e de recesso escolar. Os envolvidos neste retorno devem saber que alguns cuidados são essenciais para preservar as suas vidas e a daqueles em seu redor. Assim, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está direcionando esforços para garantir os protocolos de saúde nas escolas e desenvolver campanhas de conscientização.

O material Charlotte na Volta às Aulas, foi criado com o objetivo de combater à pandemia do novo coronavírus. O guia em formato de história em quadrinhos busca contribuir para o fortalecimento dos cuidados pessoais, tendo em vista os protocolos de segurança sanitária.

Por meio de uma linguagem lúdica, a personagem Charlotte expõe a importância do uso da máscara, do distanciamento social – mesmo estando com os amigos na escola – bem como a necessidade de lavar as mãos constantemente com água e sabão, o uso do álcool em gel e o não compartilhamento de objetos pessoais. Além disso, traz reflexões sobre o bullying para possíveis debates acerca da postura e maturidade dos personagens.

É por meio de uma linguagem simples e prazerosa de ler e assistir que os cuidados necessários neste momento tão importante de retorno presencial às aulas são reforçados. Isso porque interagir com colegas e com professores é essencial para que a alegria de aprender e de conviver reacenda, evitando, desta forma, maiores sequelas à saúde mental de nossas crianças e adolescentes.

O material é indicado para crianças da Educação Infantil, bem como para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, o guia e o vídeo podem ser perfeitamente trabalhados e compartilhados com os diferentes anos e ciclos da Educação Básica.

Para acessar e baixar o guia em formato de HQ, basta clicar aqui.