Sexta-feira, 1 de Maio de 2020

Guardas civis terão atendimento psicológico durante período de pandemia

Horário: 00:00
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) prestará atendimento gratuito aos profissionais

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e do Comando Geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM), firmou parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo para atendimento psicológico especializado para seus profissionais, especialmente nesse período delicado de combate à pandemia covid-19, doença provocada pelo coronavírus.

A parceria tem a participação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, por meio do professor Christian Dunker e seu laboratório de pesquisa, que conta com psicólogos que participam de programas de pós-graduação e que se dispuseram a atender, gratuitamente, os integrantes da Guarda Civil Metropolitana.

Os defensores públicos e o Comando da GCM não terão acesso às informações sobre os nomes das pessoas que procurarem o atendimento ou mesmo sobre os temas discutidos durante a conversa com os profissionais. O sigilo entre paciente e psicólogo é protegido por lei.

Para acessar o serviço, o interessado deverá enviar um e-mail para atendimentoguardacivil@gmail.com. O servidor será colocado em contato com um psicólogo, que realizará o atendimento online, via aplicativo Hangouts.

A partir da adesão ao atendimento online e início dos encontros, caso necessário, poderá haver encaminhamento para tratamento especializado com um profissional das redes clínicas de psicanalistas, indicado pelo coordenador do serviço.

A previsão de duração deste projeto de suporte psicológico online aos profissionais da GCM, a princípio, é até o final da pandemia de covid-19.