Sexta-feira, 26 de Junho de 2020 | Horário: 19:46

Guardas civis patrulham as necrópoles da capital

Atualmente a cidade conta com 22 cemitérios municipais e um crematório

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e da Guarda Civil Metropolitana, tem apoiado o Serviço Funerário do município de São Paulo, policiando os cemitérios, agências funerárias e velórios, com objetivo de dar proteção aos servidores de serviço, aos cidadãos usuários e ao patrimônio público, combatendo ainda, os crimes de oportunidade.

A Guarda Civil Metropolitana realiza o policiamento por meio de rondas nos três períodos do dia, com viaturas e efetivo a pé. Além de proporcionar segurança, a GCM zela pelo cumprimento da legislação que prevê a situação de emergência decretada na Capital paulista, em razão da covid-19. Diante da pandemia, o Serviço Funerário Municipal tem buscado reduzir aglomerações de pessoas, a fim de diminuir a possibilidade de propagação do vírus. Durante a atual situação, independente da causa morte, a permanência nas salas de velório está limitada pelo período de uma hora de duração, com o número máximo de dez pessoas participantes.

No ano de 2019 foram atendidas 91 ocorrências policiais. Num comparativo, observamos que no primeiro semestre do ano de 2019 foram atendidas 42 ocorrências em cemitérios; já no mesmo período em 2020, o número caiu para 30 ocorrências. Os delitos mais cometidos são o furto e o dano material, visando a subtração de estátuas e peças de bronze. Em 2019 foram efetuadas 44 prisões. Em 2020, até o momento foram 05 prisões.

A atuação dos guardas civis metropolitanos é constante. Neste mês de junho, teve destaque na imprensa a ocorrência atendida por uma equipe da Inspetoria de Divisão Consolação-Pacaembu, que flagrou um homem furtando 36 placas de bronze no Cemitério Consolação. O infrator foi preso e conduzido ao 78º Distrito Policial; as peças foram restituídas ao Serviço Funerário do Município de São Paulo.