Quinta-feira, 18 de Abril de 2019 | Horário: 19:36

Guaianases recebe o projeto Mutirão nos Bairros

Ações de zeladoria, saúde, trabalho e assistência social foram realizadas no bairro da Zona Leste
1564027-Mutirão nos Bairros em Guaianases

Atualizado em 20/04/2019 às 17h50

Plantio de grama e vegetação, pintura de guias e postes, remoção de faixas e propagandas, varrição e limpeza de bocas de lobo fizeram parte das atividades que foram realizadas neste sábado (20), em frente ao Mercado Municipal Leonor Quadros, na Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº, em Guaianases, Zona Leste.  Trata-se da terceira edição do projeto Mutirão nos Bairros, que tem como meta atender a população com serviços de zeladoria e fornecer orientações gratuitas sobre os órgãos administrados pela Prefeitura.

Na área da Secretaria Municipal da Saúde, os funcionários das UBSs da região realizaram testagem rápida de HIV e Sífilis e fizeram a distribuição de preservativos durante o evento.  As equipes também deram informações sobre como combater animais peçonhentos e eliminação de criadouros do Aedes Aegypti.

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência ofereceu informações e acesso a serviços como Programa Cultura InclusivaSelos de Acessibilidade Digital e  Arquitetônica e Central de Intermediação de Libras (CIL), assim como a programas da Prefeitura de estágio para estudantes com deficiência. A população também recebeu orientações sobre o Bilhete Único Especial e o Contrata SP, que acontece no próximo dia 23.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho levou aos moradores de Guaianases serviços do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa. Entre as ações estavam orientações sobre vagas de emprego, informações sobre como formalizar uma empresa, se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e sobre a emissão da 1ª e 2ª vias da carteira de trabalho. Para emitir a primeira via do documento é necessário apresentar RG, CPF e uma foto 3x4. Para a segunda, deve ser apresentado boletim de ocorrência ou declaração, quando tratar-se de extravio, furto, roubo ou perda.

Sobre o Vai Tec

Os participantes puderam, ainda, obter informações sobre as inscrições para a quarta edição do Programa Vai Tec, que vai até 21 de abril. O projeto tem o objetivo de fortalecer o ecossistema do empreendedorismo nas periferias auxiliando jovens a criar, desenvolver, validar e impulsionar negócios que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócio, promovendo o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda.

A Sabesp contou com uma agência móvel, para que os interessados façam solicitações de serviços, retirada de segunda via da conta de água e parcelamento de dívidas. A companhia também colocou bebedouros à disposição do público e fez a distribuição de folhetos com informações sobre limpeza da caixa-d'água, uso consciente da água e divulgação do app Sabesp, entre outros assuntos.

A equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) esteve no local oferecendo orientações sobre políticas e equipamentos públicos, abordando temas pertinentes aos idosos, população LGBTI, mulheres e educação em Direitos Humanos.

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) participou do Mutirão nos Bairros com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, que esteve no local fazendo o cadastramento de famílias em situação de vulnerabilidade social no CadÚnico.

Cultura

As crianças também foram contempladas durante o evento. A programação para os pequenos contou com pintura de rosto, escultura de balão e brinquedo pula-pula.  O Ônibus da Cultura, com acervo de 2.500 itens, entre livros, gibis, mangás, quadrinhos, revistas e jornais de grande circulação, participou da ação.

A Casa de Cultura de Guaianases (Rua Castelo de Leça, s/nº, Jardim Soares ) promoveu o Sabadão Cultural, com oficinas de técnicas corporais, teatro jovem e infantil e capoeira.

Termos de quitação

Por meio da Companhia Metropolitana de São Paulo (Cohab-SP),  a Prefeitura entregou termos de quitação para moradores do conjunto habitacional Jardim São Paulo. A população também recebeu informações sobre agendamentos na central da habitação e terá acesso à apresentação das novas ações de conscientização da companhia: Não seja enganadoDesplugando e Conviva Bem.

O Não seja enganado busca indicar a forma correta de aquisição de uma unidade da Cohab. É fundamental que o interessado consulte sempre a Companhia para que o processo esteja de acordo com as regras estabelecidas de comercialização das unidades habitacionais, evitando complicações para o comprador e até a possível perda do imóvel.

O Desplugando tem como objetivo mostrar às pessoas os riscos de manter ligados por muito tempo à tomada equipamentos como carregadores de celular, ventiladores e outros aparelhos eletrônicos. Eles podem causar incêndios e pequenas explosões.

O Conviva bem presta esclarecimentos sobre como melhorar a convivência em conjuntos habitacionais e condomínios.

Balanço das ações

Ade Sampa
10 atendimentos (orientação de abertura de negócio, fiscal sobre formalização do MEI)

Ônibus da Cultura
71 crianças
55 jovens
161 adultos
16 idosos
10 Atividades de Mediação de Leitura (Ler em voz alta para o outro) realizadas com 37 pessoas.

Total geral de público no ônibus: 240

CATe