Segunda-feira, 18 de Maio de 2020

Gripe: 2,77 milhões de doses de vacina já foram aplicadas em São Paulo

Vacinação para Influenza A H1N1, promovida pela Prefeitura, permanece nas 468 unidades básicas de saúde (UBS) da capital aos grupos prioritários da campanha

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a Campanha de Vacinação contra influenza na capital aplicou, até o momento, 2.778.145 doses da vacina e a cobertura vacinal está em 62,4%.

A vacinação para Influenza A H1N1 permanece nas 468 unidades básicas de saúde (UBS) da capital aos grupos prioritários da campanha, que teve início no dia 23 de março, para idosos e profissionais de saúde. A terceira fase da campanha, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, acontecerá em duas etapas: a partir do dia 11 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias e pessoas com deficiência; a partir do dia 18 de maio, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, e adultos de 55 a 59 anos.

É importante ressaltar que a vacinação contra a Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico da covid-19, ao descartarem os outros tipos de gripe na triagem, pelo histórico vacinal.

Sarampo

Em relação ao sarampo, a cobertura vacinal da doença de janeiro a março de 2020 está em 88,5%, a cobertura se refere a 1° dose para a população de 1 a 2 anos de idade. A meta do município é de 95% de cobertura vacinal.

A vacina tríplice viral é aplicada nas crianças de 12 meses de idade em todos os postos de saúde. Para as crianças a partir de 15 meses, a segunda dose deverá ser aplicada a vacina Tetraviral, desde que já tenha recebido uma dose de tríplice viral, com intervalo mínimo de 30 dias.

A recomendação atual é que as crianças entre 6 meses e 1 ano de idade também sejam vacinadas. A criança deverá receber novamente a tríplice viral aos 12 meses e a tetraviral aos 15 meses de vida.