Notícias

Greve geral: confira o funcionamento dos serviços municipais

Guarda Civil Metropolitana (GCM) reforçou o monitoramento em todos os terminais de ônibus da cidade

De Secretaria Especial de Comunicação

Atualizado em 14/06/2019 às 18h19

A Prefeitura de São Paulo segue trabalhando para minimizar os danos à população da capital paulista em decorrência da greve geral convocada por sindicatos em todo o Brasil.

“Começamos a atuar desde ontem para minimizar o impacto na cidade de São Paulo por conta de uma possível greve nos ônibus. Dialogamos com o sindicato e combinamos que eles fariam uma paralisação até às 6h para poderem se manifestar, mas que voltariam a trabalhar a partir das 6h para não prejudicar a população. E assim foi feito”, destacou o prefeito Bruno Covas.

Desde às 7h desta sexta-feira (14), o sistema municipal de transporte público coletivo já operava com 100% das 1.207 linhas de ônibus previstas para o período, com 100% da frota de veículos em operação. 

“A Prefeitura também prolongou o trajeto de algumas linhas de ônibus por conta da paralisação do metrô”, afirmou Covas. As informações relativas ao funcionamento da frota de ônibus estão disponíveis aqui.

Técnicos da SPTrans estão nas ruas desde a madrugada, monitorando a operação do transporte público e orientando passageiros nos terminais e pontos estratégicos da cidade.  A SPTrans continua tomando medidas para melhor atender a população, como o prolongamento e criação de linhas e reforço da frota. 

Segundo Covas, as questões de segurança estão sendo trabalhadas em conjunto com a Policia Militar. “ A GCM, por exemplo, reforçou o monitoramento em todos os terminais de ônibus da cidade”, disse.

Todos os serviços de limpeza urbana e de saúde estão funcionando normalmente. O serviço funerário, que teve problemas pontuais no período da manhã, já voltou a funcionar.

Cerca de 70% das 1.507 unidades da rede municipal de ensino estão funcionando, seja com operação parcial ou plena.

O rodízio municipal de veículos está mantido e a situação do trânsito permanece monitorada durante todo o dia.  Também está mantida a Zona Máxima de Restrição a Fretados e as regras de utilização da Zona Azul em toda a cidade de São Paulo.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo informa que, desde o primeiro horário desta sexta-feira (14), as Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) têm acompanhado a situação da rede para garantir o atendimento à população. Todos os equipamentos de saúde do município estão funcionando normalmente. Há registros de ausências pontuais em decorrência da dificuldade de transporte, porém nenhum serviço está prejudicado.

Leia também

Boletim sobre transporte público municipal

 

Ações do documento

Vídeos

Como solicitar o tapa-buraco

Ver agenda completa