Notícia na íntegra

Terça-feira, 31 de Janeiro de 2023 | Horário: 18:12

Gratuidade nos ônibus para quem tem entre 60 e 64 anos será liberada no Bilhete Único a partir desta quarta-feira (1º)

Desde 14 de dezembro passageiros nessa faixa etária já tinham direito ao transporte municipal gratuito, mediante apresentação de documento. A partir de agora, beneficiários podem recarregar a gratuidade no cartão mensalmente.

A partir desta quarta-feira (1º), pessoas com idade entre 60 e 64 anos que utilizam os ônibus municipais da de São Paulo de forma gratuita, desde dezembro, passarão a contar com uma comodidade maior: os passageiros dessa faixa etária poderão recarregar a gratuidade, todo início de mês, no mesmo cartão Bilhete Único que utilizavam anteriormente. 

Para ter acesso à novidade, o passageiro deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.

Decreto

A gratuidade a pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, o passageiro nessa faixa etária pode apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque. O Bilhete Único traz maior comodidade e conforto, permitindo que os passageiros passem a catraca e acessem a parte traseira do ônibus, onde há mais oferta de assentos. Passageiros que preferem desembarcar pela frente devem continuar apresentando seu documento ao motorista, como prevê o Estatuto do Idoso.

Cartão 

Para saber se seu cartão está ativo, basta digitar seu CPF no site https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaCartao/

Os créditos gratuitos serão concedidos a qualquer pessoa entre 60 e 64 anos que já possui o Bilhete Único cadastrado. Quem ainda não possui deve solicitar no site http://bilheteunico.sptrans.com.br

Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via gratuitamente no site http://www.sptrans.com.br/atendimento.

Atenção 

O Bilhete Único Comum é de uso pessoal e intransferível, portanto deve ser utilizado somente por seu proprietário, inclusive no caso de passageiros com idades entre 60 e 64 anos, que passaram a ter direito à gratuidade no transporte. A fiscalização será realizada por meio das câmeras instaladas no interior dos ônibus. A utilização do bilhete destas pessoas por terceiros levará à suspensão do benefício.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn