Notícias

Prefeitura promove formação online para 80 mil professores da rede municipal de São Paulo

Aulas à distância serão iniciadas após período de planejamento dos professores e diretores. Materiais impressos chegarão na casa dos estudantes

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Microsoft e o Google, promove uma formação online nesta terça-feira (14), na plataforma digital das empresas.

O encontro virtual acontecerá em dois horários ( manhã e tarde) e será focado em times diferentes. Primeiro, os gestores das unidades de ensino aprenderão a utilizar a ferramenta Teamspara que façam uso da ferramenta no acompanhamento de suas equipes O curso acontecerá das 9h às 11h30.

Já a plataforma Google Sala de Aula, será apresentada para mais de 80 mil professores, em uma live que acontecerá em dois horários, entre 9h e 10h30 e 14h e 15h30. O material será transmitido aqui.

Com o fim do recesso na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, os professores retornam às suas atividades profissionais a partir desta segunda-feira (13). Considerando a situação da pandemia da covid-19 na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação (SME), observando as resoluções legais e a Instrução Normativa SME nº 15/2020, esclarece alguns pontos dessa regulamentação e propõe uma rotina de atividades para os primeiros dias de retorno.

Nesse sentido, visando à garantia de aprendizagem dos estudantes, o “Volta às aulas virtual” prevê que as ações nos três primeiros dias desta semana (13 a 15 de abril) sejam dedicadas a reuniões virtuais das equipes gestora, docente e de apoio, privilegiando plataformas on-line que contemplem os envolvidos na atividade.

Após o término deste período, na quinta e sexta-feira, as unidades educacionais podem se organizar para momentos de aulas inaugurais, cujos temas podem se desdobrar a partir de assuntos, tais como: rotina de estudos, segurança digital, programas de TV e pandemia.

Materiais Impressos

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou a partir de segunda-feira (13), para consulta e download, os materiais de estudo que acompanharão os estudantes durante o período de emergência decorrente da pandemia da Covid 19 (Coronavírus). Denominados Trilhas de Aprendizagens, os 14 cadernos foram elaborados por educadores da Coordenadoria Pedagógica (Coped) e das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Os conteúdos são destinados a alunos de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O material online estará disponível no Portal da SME.

Os Cadernos Trilhas de Aprendizagens chegarão impressos às casas dos estudantes via Correios. Eles foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares, por um período de até dois meses.

Ações do documento