Quinta-feira, 8 de Março de 2018 | Horário: 13:18

GeoSampa disponibiliza pontos de restrição à circulação de veículos

Novidade na plataforma permite ao cidadão visualizar os perímetros onde não são permitidos o tráfego de caminhões e fretados

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO), acaba de adicionar um novo grupo de camadas ao tema “sistema viário” do GeoSampa, o mapa digital da cidade em formato aberto.

Agora é possível visualizar e baixar os perímetros do mini anel viário (centro expandido) - que corresponde à área de rodízio de veículos da Cidade -, além das zonas máximas de restrição de circulação de fretamentos e caminhões.

Sobre a primeira novidade, trata-se de uma importante ferramenta de auxílio à população, visto que dependendo do final de placa e dia da semana, a circulação de alguns veículos nas ruas e avenidas contidas nesse perímetro é proibida pela Operação Horário de Pico.

Em relação às zonas de restrição, o objetivo é ordenar o trânsito de veículos de grande porte, restringindo sua circulação em áreas críticas de São Paulo, como em núcleos de comércio e serviços.

A partir da combinação dessas novidades com camadas já existentes na plataforma, como rede de transporte público, logradouros, quadras viárias, distritos e pontos de referência da cidade, será possível, por exemplo, que empresas e prestadores de serviços verifiquem se determinado distrito e/ou logradouro de interesse estão em área de circulação restrita, facilitando, dessa forma, suas atividades de planejamento.

Outra possibilidade é dada aos aplicativos ou ferramentas de navegação e busca, que poderão utilizar esses dados, bem como incorporá-los aos seus próprios mapas, a fim de aperfeiçoar seu uso.

Para mais informações sobre zonas máximas de restrição, acesse o portal da CET.