Sábado, 23 de Janeiro de 2021 | Horário: 12:35

GCM orienta sobre obrigatoriedade de guias para passeio de cães

Legislação estadual e municipal trazem diretrizes para o convívio seguro de cães em áreas comuns

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) está presente nos parques municipais, garantindo a segurança dos munícipes e dos equipamentos públicos. Com forte atuação comunitária, os agentes também fazem orientações aos frequentadores, assegurando um bom convívio nas dependências das áreas verdes da cidade.

As práticas de condução responsável, previstas na Lei Estadual nº 11.531/03 e Lei Municipal nº 13.131/01 determinam a obrigatoriedade do uso de guias e coleiras para todos os cães, além de focinheira e enforcador para cães das raças Pit Bull, Rottweiller, Mastim Napolitano, American Staffordshire Terrier e raças mestiças.

Bom base na legislação, os agentes da GCM atuam na conscientização, orientação e direcionamento dos condutores nos casos em que há negativa do uso dos equipamentos previstos em lei. Eles também prestam atendimento aos munícipes nas ocorrências com cães, bastante comuns nas rotinas dos parques.