Sexta-feira, 26 de Abril de 2019 | Horário: 12:15

GCM inicia patrulhamento da cidade com patinetes

Veículos foram doados pela empresa Santa Mônica Mobility Ltda; a parceria, sem custos a administração municipal, tem validade de 36 meses
923651-GCM inicia patrulhamento com patinetes

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) inicia nesta sexta-feira (26) o patrulhamento de pontos estratégicos da capital paulista com o uso de patinetes elétricos. A medida será possível graças a uma doação de 12 veículos, em regime de comodato, feita pela empresa Santa Mônica Mobility Ltda.

Segundo o prefeito Bruno Covas, a empresa se comprometeu a doar mais 30 veículos. “É mais uma forma que agora a GCM tem para fazer as rondas pela cidade”, disse.

Os veículos serão utilizados pela GCM durante a semana para o policiamento das avenidas Faria Lima e Paulista. Aos sábados e domingos, também serão usados para ajudar no patrulhamento do Elevado João Goulart (Minhocão).

“São áreas de grande concentração desses veículos. A patinete é mais uma ferramenta de deslocamento do guarda, que com a sua presença tende a inibir a prática de crimes nessas localidades”, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, coronel José Roberto Oliveira.

A parceria, sem custos para a administração municipal, tem validade de 36 meses e as patinetes serão customizadas seguindo os padrões de cor, signos identificadores, acessórios de uso operacional e outras características próprias dos veículos utilizados pela Guarda Civil Metropolitana, segundo regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Os equipamentos, ambientalmente sustentáveis, são de fácil recarregamento em tomada comum. O primeiro grupamento especializado, de 20 GCMs, foi capacitado na Academia de Formação em Segurança Urbana, onde receberam noções básicas de segurança, manutenção, mobilidade e adaptação de técnicas policiais.

O prefeito Bruno Covas ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.