Sábado, 24 de Julho de 2021

Frio e pandemia diminuem estoques de sangue na capital

Horário: 00:00
Fundação Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública. Agendamento para realizar doação pode ser feito pelo site

Doar sangue é um ato de amor, saúde e solidariedade e a maioria das pessoas está apta a fazer a doação. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça o convite e destaca que todos os postos de coleta estão seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19, com álcool em gel no local e distanciamento social entre os doadores.

As doações de sangue na cidade de São Paulo diminuem consideravelmente durante o período de baixas temperaturas. Além disso, com o cenário de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, os estoques de sangue ficam em situação crítica. A situação pode comprometer a realização de cirurgias, além do atendimento a pacientes que necessitam de reposição e transfusão, seja por acidentes ou por tratamento permanente.

Na capital, a Fundação Pró-Sangue abastece mais de 100 instituições de saúde da rede pública. O agendamento on-line da doação pode ser feito pelo site da Fundação Pró-Sangue.

A rede de unidades da SMS também mantém convênio com a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue). Ao todo, são três pontos de coleta de sangue ativos durante o período da pandemia, listados no site da associação, com funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 13h, exceto feriados.

Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio – Tatuapé
Hospital do Servidor Público Municipal – Aclimação
Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro P. da Rocha – Campo Limpo

Requisitos para doar sangue
Quem quiser fazer uma doação de sangue precisa se atentar aos requisitos obrigatórios para ser um doador. São eles:
- Portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira - Profissional, Carteira de Habilitação);
- Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos. - - Os doadores com menos de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
- Homens podem doar a cada 2 meses, sendo até no máximo 4 vezes no período de um ano. Já as mulheres podem doar a cada 3 meses, com limite máximo de 3 vezes em um ano.

Além disso, a Colsan destaca que as pessoas que receberam os imunizantes antiCovid Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz e Janssen devem esperar o período de 7 dias após a aplicação da dose para fazer a doação de sangue. Já no caso do imunizante Sinovac/Butantan, o período é de 48 horas.

As pessoas que possuem um risco maior para doenças transmissíveis pelo sangue, como usuários de drogas injetáveis e inalatórias, que têm prática de sexo não seguro, vários parceiros sexuais ou se relacionam sexualmente com portadores de Aids ou Hepatite, não devem doar sangue.

SERVIÇO – DOAÇÃO DE SANGUE NA CAPITAL

Postos de coleta da Colsan - Associação Beneficente de Coleta de Sangue