Notícia na íntegra

Segunda-feira, 20 de Março de 2023 | Horário: 17:33

Fotos aéreas da cidade de São Paulo na década de 1990 podem ser vistas no GeoSampa

São 2.833 fotos aéreas dos anos 1994 e 1996, possibilitando para qualquer cidadão um maior entendimento do desenvolvimento da cidade.

A Prefeitura disponibilizou para visualização 2.833 fotos aéreas do município de São Paulo dos anos 1994 e 1996, possibilitando para qualquer cidadão um maior entendimento do desenvolvimento da cidade. Elas foram feitas por uma empresa contratada pela Secretaria de Habitação (SEHAB) na época e guardadas no acervo da UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz); agora podem ser baixadas no portal GeoSampa.

As imagens foram digitalizadas e mapeadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio do Grupo Técnico de Georeferenciamento da Coordenação de Licenciamento Ambiental (CLA/GTGEO), em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Além das fotos dos anos 1990, a plataforma contém também os materiais de outros anos: 1940, 1954, 2000, 2001, 2004 e o mais recente que foram produzidos em 2020. A Prefeitura também se beneficia do uso dessa tecnologia, uma vez que as secretarias podem extrair os dados relevantes para seus sistemas e processos de gestão. É possível, por exemplo, analisar a ocupação da cidade e a distribuição da vegetação, o que ajuda os trabalhos de proteção ambiental.

  

Para baixar as fotos

Acesse o Portal GeoSampa, clique no botão “Pesquisar” no menu à esquerda, selecione a aba “Download Imagens/MDC” e escolha “Fotos Aéreas 1996/1994”. Em seguida, aperte o botão “Selecionar”, clique na área desejada do mapa e pressione o botão “Download”. Por fim, basta clicar no nome do arquivo para baixar as fotografias!

GeoSampa

O GeoSampa é um portal coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) que segue as diretrizes do Plano Diretor Estratégico (PDE). Ele reúne dados georreferenciados sobre 375 camadas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, bibliotecas, escolas e parques.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn