Notícia na íntegra

Quarta-feira, 14 de Março de 2018 | Horário: 21:02

Fórum Econômico Mundial - América Latina tem primeiro dia com palestra do prefeito de São Paulo

Evento reúne na capital mais de 750 lideranças regionais, globais e de governo
1253040-ABERTURA do FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL – AMÉRICA LATINA

Começou nesta quarta-feira (14) a 13ª edição do Fórum Econômico Mundial - América Latina, desta vez sediado na cidade de São Paulo. O evento, que acontece até esta quinta-feira (15) na Zona Sul da cidade, reúne mais de 750 lideranças regionais, globais e de governo.

O prefeito João Doria teve hoje uma agenda voltada ao fórum e palestrou sob a temática “Revigorando o Clima de Investimento no Brasil”, ao lado do CEO do Itaú-Unibanco, Candido Bracher, do sócio-fundador da Gávea Investimentos, Armínio Fraga Neto, do presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, e da diretora executiva da Optum no Brasil, Patrícia Ellen da Silva.
Doria falou sobre a importância do plano de desestatização para a economia do município. “Nós precisamos atrair investimentos para a cidade e garantir o suporte necessário para a população, mas também focar em áreas prioritárias, como saúde e educação”, disse o prefeito.

O prefeito também destacou que atrair o emprego para as áreas mais necessitadas é uma maneira de garantir a inclusão social. “O programa de incentivos fiscais para a criação de empregos é uma maneira de desenvolver regiões carentes, com alta concentração da população, como aconteceu com a região de Itaquera, que recebeu uma empresa de telemarketing com 1.300 vagas. Além de garantir que mais pessoas estejam empregadas, aproximar o emprego da moradia e eliminar a necessidade de grandes deslocamentos, todo o empreendedorismo na região ao redor da empresa cresce espontaneamente, contribuindo também para a economia”, disse.

Abertura 
Mais cedo, o prefeito esteve na abertura do Fórum Econômico Mundial -América Latina ao lado do presidente da república, Michel Temer, do governador do Estado se São Paulo, Geraldo Alckmin, do presidente-executivo e fundador do Fórum, Klaus Schwab, e do ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que foi homenageado com o prêmio de cidadão global.

Doria destacou o papel da da juventude para o desenvolvimento da inovação. “É uma iniciativa deste fórum olhar e apoiar as futuras gerações. Eu vi em Davos os painéis que foram apresentados sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo, valores fundamentais para países, especialmente para o Brasil e para os nossos vizinhos da América Latina. O futuro destas nações está exatamente nas mãos desses jovens”

Questionado sobre os desafios para estimular a economia brasileira, Doria falou sobre a importância do empreendedorismo. “Eu quero focar aqui em empreendedorismo. A educação dos jovens brasileiros deve focar também no empreendedor. No ano passado fizemos uma pesquisa com a Fundação Getúlio Vargas em áreas periféricas da cidade de São Paulo e 78% das pessoas questionadas não estavam na busca por emprego, mas sim na oportunidade do empreendedorismo. Eles querem ser donos dos seus negócios, uma vocação clara da juventude brasileira”
 
Durante o evento, o prefeito também lembrou importantes ações adotadas pela prefeitura para desburocratizar, agilizar e dar mais transparência aos processos da prefeitura, ressaltando programas como o “Empreenda Fácil”, a parceria com bancos para garantir microcrédito a empreendedores e o projeto “Aprova Rápido”, que busca diminuir o tempo processual para a documentação de empreendimentos.


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn