Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2017

Força-tarefa trabalha para eliminar focos de pernilongos na área do Rio Pinheiros

Ação emergencial reuniu cerca de 80 agentes de saúde e 11 das Prefeituras Regionais

Atualizada em 12/01/17 às 17h30

Uma ação emergencial para eliminar focos de pernilongos nas margens do Rio Pinheiros foi realizada na manhã desta quinta-feira (12) pela Secretaria Municipal de Saúde. A força-tarefa reuniu cerca de 80 agentes de saúde e 11 das Prefeituras Regionais. A região foi escolhida porque a Covisa identificou uma quantidade de larvas acima do normal.

Para o controle de formas imaturas do cúlex (pernilongos) foi aplicado larvicida biológico granulado na margem superior leste do rio, no sentido Guarapiranga, partindo da Usina Elevatória de Traição. Já para o controle de insetos adultos foi realizada a aplicação de inseticida na vegetação nas laterais do rio. Os agentes das Prefeituras Regionais também realizaram a limpeza do entorno do local.

“Estamos realizando aqui uma verdadeira operação de guerra de combate ao pernilongo. Esta é uma ação para eliminar os criadouros. Que, daqui, parte para os córregos da cidade e para as regiões em que há proliferação de mosquito, como a Raia da USP”, explicou o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara.

A iniciativa se soma às medidas adotadas regularmente pela administração municipal para o controle de mosquitos e também tem como objetivo eliminar focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Esta é a primeira ação de uma grande campanha municipal contra as arboviroses. As Prefeituras Regionais da cidade também irão articular medidas conjuntas, como a limpeza de córregos e operações cata-bagulho.

”Nessa atividade de hoje, além do mosquito cúlex, aqui no Rio Pinheiros, as equipes estão trabalhando no entorno para eliminar os focos do Aedes também”, explicou o coordenador das ações de controle ao Aedes aegypti na cidade de São Paulo, Alessandro Glangola.

Ele detalhou como é o trabalho para evitar a proliferação do Aedes. “Com relação ao Aedes aegypti, desde o ano passado nós temos intensificado as ações, obtendo uma diminuição de 85% nos casos de dengue no passado. Essas ações consistem em adquirir 50 mil testes rápidos para dengue, o que permite sabermos antecipadamente onde estão ocorrendo os casos e realizar a aplicação de inseticida, matando esses mosquitos infectados; E realizar a aplicação de larvicidas biológicos em pontos estratégicos, com grande acúmulo de criadouros durante todo ano.”

Quando um paciente estiver com suspeita de dengue, serão inspecionadas as construções localizadas num raio de 150 metros de suas casas para o eliminar os criadouros, com a aplicação de larvicidas. Se houver casos confirmados, os agentes da Secretaria retornarão ao local da moradia para realizar o bloqueio de nebulização e matar os vetores. Em outros locais, a cada 15 dias os agentes municipais farão visitas programadas em 2.500 pontos estratégicos, como borracharias, depósitos de veículos e ferros velhos. Se encontradas larvas nesses locais, serão aplicados larvicidas para eliminar o problema. Outros 3.500 imóveis considerados especiais receberão visitas mensais.

Os agentes municipais também irão fazer neste ano 4,5 milhões de visitas a imóveis residenciais, para orientação da população e remoção de criadouros. Cerca de 80% dos focos de Aedes aegypti estão nas residências. Além disso, os moradores que denunciarem também irão receber uma carta informando que a denúncia foi recebida e será verificada o quanto antes.

Conforme o Decreto 41.660, de 1º de fevereiro de 2002, técnicos de Saúde Ambiental poderão aplicar multas em residências e estabelecimentos que já foram orientados, notificados por carta, mas ainda não providenciaram a remoção imediata dos possíveis criadouros. Os valores variam entre R$ 180 e R$ 700.

As atuações de combate serão coordenadas pela Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) e executadas de forma descentralizada pelas 26 SUVIS (Supervisões de Vigilância em Saúde) espalhadas pela cidade de São Paulo.

Agentes da Sucen, ligados ao governo estadual, irão realizar visitas domiciliares em busca de criadouros do cúlex e do Aedes aegypti nos bairros da Lapa, Butantã, Cidade Ademar, Santo Amaro e Capela do Socorro. Eles irão orientar os moradores e verificar denúncias feitas pela população. Ainda nesta quinta-feira, a partir das 17h30, também será realizada uma ação de nebulização no bairro do Butantã.