Fontes históricas do Mirante Nove de Julho são revitalizadas

Reforma dos chafarizes foi realizada por meio do Consórcio Belvedere como parte da contrapartida pela utilização do espaço

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta sexta-feira (2) as fontes históricas do Mirante Nove de Julho totalmente revitalizadas. A reforma dos chafarizes, que é parte das ações do programa SP Cidade Linda, foi realizada por meio do Consórcio Belvedere, com o apoio da Qualicorp, em um investimento total de R$ 450 mil. A última restauração das fontes havia sido feita em 2006.

Os dois chafarizes, localizados em ambos os lados da Avenida Nove de Julho, estavam desativados havia 10 anos. Eles integram o complexo, inaugurado em 1938 para que o público pudesse observar o Centro de São Paulo a partir da Avenida Paulista. Porém, quando a região se verticalizou e ganhou novos ícones culturais e históricos, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o mirante acabou sendo desativado.

“Estamos entregando os chafarizes com a iluminação, a recuperação de toda a parte hidráulica e elétrica que tinha sido vandalizada. Infelizmente roubaram até mesmo os canos que existiam. Isso não vai acontecer mais pois já temos as câmeras de segurança instaladas e também a presença da Guarda Civil Metropolitana”, disse o prefeito João Doria.

Em 2015, a área dos mirantes foi reformada e reaberta pelo Consórcio Belvedere que, em contrapartida pela utilização do espaço, fez a reforma.

No início deste ano, testes feitos nos chafarizes detectaram vazamentos nos encanamentos, falhas na impermeabilização e falta de cabeamentos. As obras para melhorias estruturais nos sistemas hidráulico e elétrico começaram em fevereiro.

As fontes utilizam 240 mil litros de água de reuso. Elas receberam ainda um novo paisagismo, com os arbustos buxo e clusia, mudas de agave azul, strelitzia e folhagens de Guaimbê. Também foi instalado um novo sistema de iluminação, com 4 projetores.

Sobre o Mirante
Com área total de 400 metros quadrados, o Mirante Nove de Julho foi revitalizado em 2015 sob comando do Consórcio Belvedere. Desde então, é um espaço multicultural. O local conta com cafeteria, bar, galeria subterrânea e o projeto “Mercado Efêmero”, que dá oportunidade a chefs que ainda não possuem seus próprios estabelecimentos poderem usufruir da estrutura. O Mirante ainda recebe feiras independentes, mostras de arte urbana, intervenções culturais de grupos de dança e música e sessões de cinema ao ar livre.

Túnel Nove de Julho
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura entregou para a cidade a revitalização do Túnel Nove de Julho – Dr. Daher Elias Cutait. Inaugurada em 1938, a passagem ganhou nova pintura e novos jardins. As paredes passaram por três lavagens, que empregaram 504 metros cúbicos de água de reuso. Foi realizada raspagem, limpeza dos azulejos e corrimãos, além de pequenas reposições de alvenaria. Os funcionários pintaram 13.700 metros quadrados do túnel, que tem, no total, 1.045 metros de extensão (ida e volta). A pintura utilizou no total 4.248 litros de tinta.

São Paulo na TV

Programa Alimento Saudável - SME