Notícia na íntegra

Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2020 | Horário: 13:38

Festival Sem Barreiras da Prefeitura conta com atrações internacionais

A edição, que será realizada a partir desta segunda-feira (7) e até domingo (13), será virtual e com programação em várias instituições culturais

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), apoio da Biblioteca Mário de Andrade e parceria de várias instituições culturais da cidade, realiza a segunda edição do “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”, a partir desta segunda-feira (7) até domingo (13). 

O objetivo primordial desta ação é promover o protagonismo da pessoa com deficiência em duas dimensões, na prática, abrindo espaço para artistas com deficiência se apresentarem e mostrarem seu talento, bem como, conceitualmente, transmitindo a todas as pessoas com deficiência mensagem de empoderamento.

Este ano a programação traz duas atrações internacionais, a exposição de Justin Edgar – do grupo Reasonable Adjustment (RAD) - No final da década de 1980, ativistas deficientes chamados do RAD lutaram contra o governo de direita de Margaret Thatcher e contra um sistema médico opressor para obter direitos. A mostra traz artefatos que ele colecionou ao longo de 30 anos que documentam o movimento do RAD, incluindo fotos que ele tirou como um estudante de arte durante o auge de sua atividade no início dos anos 1990.

A segunda atração é com Cheryl Martin, uma voz única no teatro de hoje, tanto em suas próprias performances quanto no trabalho que faz com outras pessoas como diretora. Em ambos os tipos de trabalho, ela examina experiências sobre as quais a maioria das pessoas tem medo de falar, mas as aborda com humor, cordialidade e honestidade crua que atrai o público e permite que explorem com ela, sem medo. As duas atrações passaram pelo Unlimited, um Festival do Reino Unido que inspirou o Festival aqui em São Paulo. 

Todos os espetáculos da Prefeitura serão transmitidos virtualmente em plataforma acessível pela SMPED no Facebook @smpedsp e no YouTube @inclusaosp. Você poderá assistir no conforto de sua casa! A novidade é que após cada apresentação o artista estará em uma live ao vivo, num bate-papo descontraído, contando um pouco da história de sua trajetória. Confira programação completa no site: www.festivalsembarreiras.prefeitura.sp.gov.br

Agenda atrações internacionais

12/Dez, Sáb, 10h – Justin Edgar [Exposição]

No final da década de 1980, ativistas deficientes chamados Reasonable Adjustment (RAD) lutaram contra o governo de direita de Margaret Thatcher e contra um sistema médico opressor para obter direitos. Tidos como terroristas por alguns e lutadores pela liberdade  por outros, suas ações incluíram atirar em um proeminente geneticista que defendia a
eutanásia in utero para pessoas com doenças como espinha bífida, bombardeios de estações de trem inacessíveis e o cerco a um escritório de benefícios.

Nesta exposição, Justin Edgar mostra artefatos que ele colecionou ao longo de 30 anos que documentam o movimento do Ajuste Razoável, incluindo fotos que ele tirou como um estudante de arte durante o auge de sua atividade no início dos anos 1990. A exposição também incluirá pôsteres, armas e um documentário de televisão de 1991 sobre Reasonable Adjustment, que se pensava perdido, mas recentemente redescoberto. À luz de nove anos de cortes de austeridade para pessoas com deficiência, alguns podem dizer que é como se a RAD nunca tivesse acontecido.

12/Dez, Sáb, 11h - Cheryl Martin – One Woman

One Woman é um show solo no qual Cheryl Martin analisa como as consequências de seu trauma de infância contribuíram para sua severa depressão ao longo da vida. Durante a terapia intensiva para o Transtorno de Personalidade Borderline, Cheryl percebeu que todas as mulheres em seu grupo de terapia haviam sido abusadas sexualmente quando crianças. O P&D foi encomendado por Made at HOME e o extrato estreou no Push Festival 2019.

One Woman convida o público para dentro da mente da sobrevivente, usando som binaural e projeção para uma narrativa envolvente, a fim de compreender as alegrias e medos da sobrevivência.

Sobre o Unlimited

Unlimited é um programa de comissionamento de artes que visa incorporar o trabalho de artistas com deficiência no Reino Unido e nos setores culturais internacionais, alcançar novos públicos e mudar a percepção das pessoas com deficiência. O Unlimited apoia projetos ambiciosos e criativos de artistas e empresas com deficiência excepcional. Os projetos incluem teatro, dança, música, literatura, performance, pintura, escultura, obras de arte públicas, fotografia, obras de arte digital, instalações, filmes e muito mais: https://weareunlimited.org.uk/

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn