Terça-feira, 27 de Setembro de 2022 | Horário: 14:07

Festival do Café segue até sábado no Triângulo SP

30 estabelecimentos da região central participam com menus e promoções exclusivas, quase o dobro da primeira edição

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), promove até o próximo sábado (01/10), o Festival do Café no Triangulo SP. A produção cafeeira está diretamente ligada ao desenvolvimento da cidade. O grão chegou ao Brasil no século 18, trazido da Guiana Francesa e em São Paulo encontrou as condições climáticas favoráveis para seu cultivo.

O prefeito Ricardo Nunes prestigiou a abertura do evento na manhã desta terça-feira (27), em uma das tradicionais cafeterias instaladas no Centro Histórico da cidade. “Gosto muito de café e poder estar aqui nesse evento é fantástico. São 30 cafeterias aqui do centro onde você pode vir”, destacou. “Venham conhecer o centro. Está muito seguro, iluminado, livre e organizado”, completou.

Desde sua primeira edição, em 2019, o evento acontece no Triângulo SP, recorte especial do Centro onde a SMTUR tem como objetivo desenvolver ações estratégicas de fomento ao turismo. A edição atual traz quase o dobro de cafeterias participantes, saindo de 18 para 30.

Cada estabelecimento participante foi convidado a elaborar um combo promocional ou oferecer descontos em itens do cardápio, que serão comercializados nas dependências do próprio local. Na programação, o público poderá conferir desde cafeterias de rede como Starbucks, Cacau Show e Café Latte até espaços que só existem no Centro como o Café Martinelli, Badaró Art Caffé, Casa Godinho, Espaço Priceless, Café Girondino, o mais antigo de São Paulo em atividade, e muitos outros.

Programação musical

Para embalar a programação dos cafés, a SMTUR convidou artistas que vão se apresentar em formato acústico em frente às cafeterias durante todo o período do evento. As performances acontecem em três faixas de horário: 10h30 às 11h30; 14h às 15h e 16h às 17h. O objetivo é harmonizar as atividades das cafeterias com música ao vivo, tornando a experiência do público do evento ainda mais prazerosa.

Veja a relação dos participantes e a programação completa das atividades promovidas até sábado (01/10) clicando aqui ou faça o download do guia do festival aqui.

Central de Informações Turísticas

Durante deslocamento pela região central da cidade, o prefeito Ricardo Nunes acompanhou o trabalho feito na Central de Informações Turísticas “CIT MÓVEL”, que está instalada na Praça Antônio Prado.

O serviço permanecerá no local até o próximo sábado (01/10) ofertando orientações sobre a região central e sobre o Festival do Café aos turistas.

Roteiros guiados

A SMTUR também está disponibilizando um tour guiado, que sai da Praça Antônio Prado, chamado “Vem pro Triângulo – Festival do Café”. Serão quatro saídas diárias gratuitas: às 10h, 11h30, 14h e 15h30. Não é necessário fazer inscrições com antecedência.

“O Festival do Café no Triângulo SP é um evento democrático e muito acessível, pois temos programação artística gratuita, workshops e bate-papos sobre café e os estabelecimentos participantes oferecem combos que vão de R$ 5 a R$ 45, o que permite experiências gastronômicas de vários tipos”, afirma o secretário municipal de Turismo, Rodolfo Marinho. “Para circular pelo perímetro do evento, vamos oferecer este tour gratuito, que permitirá aos visitantes se familiarizarem com a região e poder escolher os locais onde quer fazer uma parada estratégica para visitar um dos cafés participantes”, conclui.

O percurso completo passa pelo Mosteiro de São Bento, Pateo do Collegio, Caixa Cultural, Largo São Francisco, Edifício Ouro para o Bem de São Paulo e finaliza no Edifício Matarazzo. Nesta parada, o público poderá visitar a exposição "Imigrantes do Café", realizada em parceria com Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Serviço: Vem pro Triângulo – Festival do Café. Saídas de 27/9 a 1º/10. Horários de saída: 10h, 11h30, 14h e 15h30. Grátis. Ponto de encontro: Praça Antônio Prado, s/nº - Centro. Credenciamento no local.