Terça-feira, 5 de Dezembro de 2017 | Horário: 16:24

Festival de Direitos Humanos espalha atividades gratuitas por toda São Paulo

Quinta edição do evento traz shows, cinema e atividades ao ar livre, de 10 a 17 de dezembro

Domingo, 10 de dezembro, é o Dia Internacional dos Direitos Humanos e nesta data terá início a quinta edição do Festival de Direitos Humanos, que promove até o dia 17 uma semana de cidadania por todas as regiões de São Paulo.

Serão mais de 50 atividades diferentes, entre shows, exibições de filmes e documentários, apresentações de coral, rodas de conversa, debates, exames oftalmológicos, oficina de grafite, contação de histórias, apresentações de dança e teatro – tudo oferecido gratuitamente à população.

Uma semana de programação focada na defesa dos direitos humanos e da cidadania para todos os moradores da metrópole, como forma de promover a cidadania e, ao mesmo tempo, convidar os paulistanos a experimentar São Paulo de outra maneira, com a ocupação do espaço público e a reflexão sobre o que são os direitos humanos – na essência, os direitos de todos nós, direitos de qualquer pessoa.

Confira a programação completa clicando aqui.

Festival de Direitos Humanos

O Festival de Direitos Humanos, que chega neste ano a sua quinta edição, é uma atividade realizada, anualmente, pela Coordenação de Promoção do Direito à Cidade e Educação em Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). É sempre realizado na semana que engloba o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos (data em que foi proclamada pelas Nações Unidas, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos).

O objetivo é trazer o debate sobre direitos humanos para as ruas e espaços públicos da cidade, promovendo o diálogo, vivência e exercício do respeito à diversidade e cidadania. As atividades realizadas envolvem arte, cultura, intervenções urbanas, palestras, debates, exames médicos, orientação e outras formas de apresentar os temas trabalhados pela SMDHC à população de São Paulo, buscando a inclusão de todas as pessoas.

A edição 2017 conta ainda com o apoio e participação das Prefeituras Regionais, das Fábricas de Cultura (programa do Governo do Estado de São Paulo), da Casa de Cultura de Santo Amaro, do Coopermusp Capão Redondo e das 46 unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs).