Notícia na íntegra

Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2019

Festival de atrações comemora os 465 anos de São Paulo

Horário: 00:00
Atividades gratuitas e espalhadas por toda cidade reuniram música, teatro, dança, esporte, passeios, circo, inovação e tecnologia
1624928-Bolo de Aniversário do Mercado Municipal de São Paulo

Atualizado em 26/01/2019 às 11h40

São Paulo comemorou 465 anos e quem ganhou o presente foi a população. A Prefeitura da capital preparou uma grande festa, que movimentou todas as regiões da cidade no último dia 25, com atividades gratuitas para todos os gostos e preferências reunindo música, teatro, dança, esporte, passeios, bolo e circo. Todas as atrações respeitaram a diversidade e a pluralidade da maior cidade do País.

O coração da festa  esteve no Vale do Anhangabaú onde, no palco principal, se apresentaram artistas dos mais variados estilos musicais: funk, gospel, samba, rap, pop, MPB, punk e rock’ n roll. O mestre de cerimônias Thiago Adorno comandou a festa até o encerramento próximo da meia-noite. Cada show da programação teve uma história e dialogou com as múltiplas facetas de São Paulo. A ideia foi contemplar atividades para toda a família e públicos de todas as idades. Os destaques foram Paulinho da Viola, Ludmila e Rael.

Nesse palco houve uma área reservada para pessoas com deficiência e toda programação traduzida em Libras.
Grandes festas da cena urbana da cidade, que também enfatizaram a diversidade, ocuparam três palcos adjacentes, onde o público pode curtir o som das festas que representavam todas as tribos paulistanas.

Para valorizar o triângulo histórico do Centro da cidade, a Rua XV de Novembro recebeu o palco Músicos do Futuro e Praça das Artes abriu espaço para a música erudita.

As atrações ainda se espalharam pelo Centro Cultural da Juventude, na Zona Norte, Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, na Zona Leste e Casa de Cultura do Butantã, na Zona Sul.

 

Ato Cívico e Missa

No Pátio do Colégio, às 8 horas, foi realizado o ato cívico em comemoração ao aniversário de São Paulo, com hasteamento das bandeiras da cidade, do Estado e do Brasil e a execução do Hino Nacional. Na sequência, foram colocadas flores no monumento “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”. Após o ato cívico, foi celebrada missa solene na Catedral da Sé, pelo Cardeal Dom Odilo Scherer. 

Bolos para comemorar

As comemorações contaram, também, com um bolo de chocolate, recheado com ganache, da confeitaria Carlo´s Bakery, do apresentador, chefe e empresário norte-americano Buddy Valastro, localizada na rua Bela Cintra. Lá o prefeito cortou o primeiro dos 465 pedaços do bolo,  que tinha50 quilos, 1,20m por0,80 cm, e o slogan “I Love SP”.

Já em frente ao número 300 da Rua Rui Barbosa, no bairro do Bixiga, na região central da cidade, foi cortado o “maior bolo comunitário do mundo”, que tinha cem metros de comprimento. O doce era composto por vários pequenos bolos, preparados pelos moradores da comunidade e serviu cerca de 3 mil pessoas.

Representações artísticas e dança cigana no ‘Mercadão’

O Mercado Municipal Paulistano, o ‘Mercadão’, completou 86 anos. Os festejos tiveram início na sexta (25) e terminam neste sábado (26), com apresentações dos grupos Maracatu, Bloco de Pedra, Forfé e Trovadores Urbanos, além de representações artísticas de rua e dança cigana. Lá também foi oferecido um bolo de aniversário para o público, que terá cerca de meia tonelada.

Final da ‘Copinha’

O aniversário da cidade teve ainda a grande final da Copa São Paulo 2019 com a disputa entre São Paulo e Vasco, no Estádio do Pacaembu.  A competição, que na ocasião chegou a cinco décadas, foi organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).  Teve início em 2 de janeiro e contou com a participação de 128 clubes, divididos em 32 grupos espalhados por 29 cidades do Estado de São Paulo.

A Copa São Paulo é disputada desde 1969 e é considerada  o principal  celeiro para  a descoberta de futuros craques do futebol brasileiro. Casagrande, Cafú, Rogério Ceni, Raí e os atuais jogadores da seleção brasileira Marquinhos e Neymar Júnior, que atualmente estão no Paris Saint Germain, são algumas estrelas do futebol que despontaram nas edições passadas da competição.

Visitas ao Edifício Martinelli

Quem queria contemplar a vista da cidade durante o feriado,  conferiu as visitas monitoradas gratuitas ao Edifício Martinelli, na Rua São Bento, 405, que tem 30 andares. 

O Edifício Martinelli foi idealizado em 1924 pelo imigrante italiano Giuseppe Martinelli, empresário do ramo da construção e navegação. Na época,  tinha a intenção de criar o edifício mais alto da América Latina, quando os prédios da cidade tinham, no máximo cinco andares. A construção teve início em 1924 e ficou pronta cinco anos depois. No topo do imóvel, Martinelli construiu sua residência.

Depois de ter sediado lojas, hotéis, cinemas e boates, foi ocupado por famílias de baixa renda entre as décadas de 60 e 70. O prefeito Olavo Setúbal desapropriou o edifício em 1975 e deu início à uma restauração que terminou em 1979. Hoje, o local é endereço de repartições municipais como Emurb e Cohab-SP.

Lançamento do Projeto Cine SP Inclusão 2019

L Largo da Batata, na Zona Oeste, sediou , o Cine SP Inclusão 2019.  O evento, gratuito, será realizado até às 19h do próximo dia 27 pela empresa Toptrends, com patrocínio da Ticket, do setor de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Trata-se de uma carreta com estrutura de cinema que comporta 38 pessoas por sessão. A proposta é de que o projeto contemple todas as subprefeituras ao longo do ano.

O Cine São Paulo Inclusão 2019 disponibilizou a carreta onde serão executadas até domingo (27) quatro sessões  (10h, 13h, 16h e 19h) com filmes infantis e adultos que saíram de cartaz recentemente.

Também houve a exibição de um especial de curtas nacionais com tradução em libras, promovendo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva ao projeto.

Durante as sessões foram distribuídos, de graça, um saco de pipoca e um copo de refrigerante para cada participante.

Café da manhã solidário

Logo pela manhã, em um café da manhã solidário no Largo São Francisco, no centro da Capital, a população recebeu os serviços do CATe – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo. A atividade foi promovida pelo Movimento de Inclusão Social da População de Rua de São Paulo, cujo objetivo foi levar alimentos e serviços gratuitos aos moradores de rua nas diversas regiões da capital.

Os atendimentos oferecidos pela Pasta foram de emissão de carteira de trabalho em 1ª e 2ª via, além de orientações sobre os demais serviços que o CATe oferece nas 24 unidades de atendimento. Para emitir a carteira de trabalho em primeira via, o interessado precisou  levar RG, CPF e uma foto 3x4 recente, em caso de segunda via, foi preciso apresentar o boletim de ocorrência ou declaração por escrito, quando se tratava de furto, extravio, perda ou roubo.

A ação contou ainda com o apoio da Associação dos Barbeiros e Cabeleireiros Integrados do Brasil, que ofereceu corte de cabelo, da Defensoria Pública, que prestou orientações jurídicas e também da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, que disponibilizou exames e orientações médicas sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.

Parques

Os parques municipais prepararam atividades especiais no feriado que comemoraram o aniversário da cidade. Assim, os seus frequentadores puderam aproveitar variadas atrações como caminhada ecológica, teatro, shows, contação de histórias, oficinas com diversas práticas, dança, yoga, plantio e muitas outras. 

Atrações nos bairros

A Secretaria Municipal das Subprefeituras também preparou uma programação especial para o aniversário da cidade. Durante todo o fim de semana, entre os dias 25 e 27, atividades gratuitas serão realizadas em diversas regiões da capital para todos os paulistanos. Entre elas, brincadeiras de rua, jogos, atendimentos de saúde e para emprego, música, dança, grafitagem e comemoração dos 86 anos do Mercadão. Confira os eventos http://www.capital.sp.gov.br/noticia/subprefeituras-promovem-eventos-em-comemoracao-ao-aniversario-de-sao-paulo.

Festa nos CEUs 

Neste aniversário de São Paulo, 11 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da capital paulista comemoraram os 465 anos da cidade na sexta-feira (25) com diversas atividades culturais e esportivas, todas com entrada gratuita. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn