Notícia na íntegra

Terça-feira, 12 de Junho de 2018

Festas juninas acontecem em casas de cultura e no Teatro Flávio Império

Horário: 00:00
Espaços celebram uma das comemorações mais populares do calendário brasileiro. Atrações reúnem música, gastronomia e tradição

Cinco casas de cultura localizadas nas regiões Leste, Oeste, Norte e Sul da cidade recebem neste mês de junho uma extensa agenda de festas juninas, com direito a quadrilhas e brincadeiras típicas. Os espaços funcionam como polos de celebrações populares, além de oferecer uma programação artística regular, com oficinas e outras atividades de formação.

Na Zona Leste, o Teatro Flávio Império também se junta às comemorações e oferece, na ampla área verde atrás do edifício, barracas de comidas típicas e programação musical, como apresentações do grupo “Bicho de Pé” e de quadrilhas.

As bebidas e comidas típicas das festas juninas são atrações à parte. Quentão, vinho quente, milho verde, pipoca, paçoca, pé de moleque, caldo verde e muitas outras delícias têm presença garantida nesta época do ano, acompanhando o clima de inverno. Nas Casas de Cultura do Butantã e Santo Amaro, os festejos são tradicionais e, por isso, oferecem uma ampla oferta de barracas com essas opções gastronômicas.

FESTA JUNINA: VOCÊ SABIA?
- A quadrilha é uma dança que surgiu como forma de agradecimento a três santos católicos (São João, São Pedro e Santo Antônio) pela colheita realizada. Os dias desses santos são, respectivamente, 13, 24 e 29 de junho;

- Para cada santo, existe uma fogueira diferente. As madeiras são posicionadas em formatos distintos, como, por exemplo, na de Santo Antônio, em formato quadrado;

- O milho é a base de muitas comidas das festas juninas, pois é neste mês que ocorre a sua colheita;

- Depois do Carnaval, a festa junina é a segunda festa tradicional mais popular do Brasil;

- A maior festa junina do Brasil ocorre na cidade paraibana de Campina Grande, reunindo milhares de pessoas todos os anos.

O que vai ter em cada espaço:

Casa de Cultura de São Miguel
Quadrilha da terceira idade comemora São João com forró pé de serra. Não haverá barracas típicas.
| Dia 15, a partir das 14h

Teatro Flávio Império
Apresentações de Domingos Sávio, Bicho de Pé, Veronica Ferriani e Swami Jr., além de quadrilhas. Haverá barracas típicas. 
| Dia 16, a partir das 14h30. Dia 17, a partir das 15h

Casa de Cultura do Butantã
Apresentações das bandas Forrobodó do Jabah e da dupla Rony e Lucas. A programação conta também com quadrilha, teatro, brincadeiras e jogos tradicionais do mês de São João. Haverá barracas típicas. 
| Dia 23, a partir das 10h (véspera de São João)

Casa de Cultura de Santo Amaro
Reunindo 25 barracas com comidas e bebidas típicas, além de artesanato e quadrilha, a celebração conta, ainda, com apresentações do Duo Rouxinóis do Sertão, Banda Caminho Livre, Manduka e sua Turma, Francisco Telles, Mario Alves, Antão Lopes, Escurinho do Acordeon, José Inácio e Dircinha. 
| Dia 23, a partir das 14h. Dia 24, a partir das 11h (véspera e dia de São João)

Casa de Cultura da Freguesia do Ó - Salvador Ligabue
Quadrilha e cantigas temáticas são interpretadas pelos alunos das aulas de canto na casa de cultura. 
| Dia 24, a partir das 17h (dia de São João)

Casa de Cultura do Campo Limpo
Apresentação de quadrilha acompanhada de Marquinhos Jaca e Tribo Sonora. 
| Dia 30, a partir das 13h

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn