Notícia na íntegra

Domingo, 22 de Janeiro de 2023 | Horário: 10:00

Feriado de aniversário de São Paulo altera funcionamento dos serviços da Prefeitura

O rodízio de veículos não será implantado na quarta-feira (25); haverá vacinação nas AMAs e UBSs; os parques municipais estarão abertos para lazer

Parte dos serviços da Prefeitura de São Paulo funcionará no feriado de aniversário da cidade nesta quarta-feira (25) e outros estarão fechados. A área de Saúde manterá a vacinação nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas. O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para automóveis e caminhões durante toda a quarta-feira. 

Nas Educação, os Centros Educacionais Unificados (CEUs) funcionarão das 8h às 18h. As praças de atendimento das Subprefeituras estarão fechadas. Os parques municipais naturais e urbanos irão funcionar normalmente.

Confira abaixo o funcionamento dos serviços públicos no feriado de aniversário de São Paulo:

Saúde

Neste feriado, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas funcionarão normalmente das 7h às 19h, com a continuidade das campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação.

A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades, deficiência permanente, imunossuprimidos e indígenas, além de crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos. Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a DA1 há pelo menos quatro meses, enquanto a terceira dose adicional (DA3) está disponível para pessoas com alto grau de imunossupressão, com mais de 18 anos.

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado. Dirigida a crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade, a ação tem como objetivo imunizar todo o público infantil dessa faixa etária com o imunizante oral contra a doença. Na campanha de multivacinação, destinada a pessoas até 15 anos, além da vacina contra poliomielite são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV.

Confira os equipamentos da Saúde que estarão abertos durante o feriado (25):

- Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs): abertas das 7h às 19h;
- AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas: abertas das 7h às 19h;
- Hospitais Municipais (HMs);
- Prontos-socorros Municipais (PSMs);
- Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
- Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV
- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;
- Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
- Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);
- Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Funcionarão para demandas internas os Hospitais Dia 24h, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE).

Assistência Social

O atendimento dos serviços da rede socioassistencial no feriado de Aniversário de São Paulo (25) será da seguinte forma:

Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para a Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência para Idosos (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

Pessoa com Deficiência

A Central de Intermediação em Libras (CIL) da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) funcionará normalmente nesta quarta-feira (25) O atendimento é 24 horas. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. Clique aqui para mais informações.

Já a Paraoficina Móvel não fará atendimento no dia 25.

Direitos Humanos e Cidadania

Os equipamentos da Secretaria Municipal de Direito Humanos e Cidadania que funcionarão normalmente no feriado serão: Casa da Mulher Brasileira, Estação Vidas no Centro Júlio Prestes, e Centro de Referência da Criança e do Adolescente.

Os Conselhos Tutelares funcionarão em regime de plantão, por meio dos telefones disponibilizados no site da SMDHC.

Os seguintes equipamentos permanecerão fechados: Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial, Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, Centros de Referência, Centros de Cidadania, Postos Avançados do Metrô e do Terminal de ônibus do Sacomã para atendimento de mulheres, Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua, Serviços de Inclusão Social e Produtiva (Recifram e Reviravolta), Polo Cultural da Terceira Idade, Centros de Cidadania LGBTI, Ouvidoria e Desaparecidos.

Subprefeituras

Os serviços funerários terão os horários dos 22 cemitérios não alterados, das 7h às 18h. Já as Praças de Atendimento das 32 Subprefeituras estarão fechadas no feriado da quarta-feira (25). Os ecopontos estarão abertos das 6h às 18h. Os Pátios de Compostagem funcionarão das 14h às 22h.

Mercados e Sacolões

Confira os horários de funcionamento dos mercados municipais e sacolões no dia 25:

Central de Abast. Leste -  7h às 13h
Central de Abast. Pátio Pari - 4h às 18h
Mercado Guaianases - 8h às 14h
Mercado Ipiranga - 8h às 13h
Mercado Lapa - Fechado
Mercado Penha - 8h às 13h
Mercado Pinheiros - 8h às 15h
Mercado Pirituba - 8h às 18h
Mercado São Miguel - Fechado
Mercado Sapopemba - 8h às 13h
Mercado Teotônio Vilela - 8h às 19h
Mercado Tucuruvi - 8h às 14h
Mercado Vila Formosa - 8h às 13h
Sacolão Avanhadava - 7h às 17h
Sacolão Bela Vista - 8h às 14h
Sacolão Brigadeiro - 8h às 14h
Sacolão Butantã - 7h às 13h30
Sacolão Cid. Tiradentes - 8h às 15h
Sacolão City Jaraguá - 8h às 18h
Sacolão Cohab Adventista - 7h às 14h20
Sacolão da Lapa - Fechado
Sacolão Estrada do Sabão - 07h00 às 14h00
Sacolão Freguesia do Ó - 7h às 14h
Sacolão Jaguaré - 7h às 14h
Sacolão Jaraguá - 8h às 18h
Sacolão João Moura - 7h às 19h
Sacolão São Miguel - Fechado

Trânsito e Transporte Público

Rodízio de veículos

O Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso, tanto para automóveis como para veículos pesados, nesta quarta-feira. Por conta do feriado, também estarão liberadas as demais restrições existentes na cidade: Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona Máxima de Restrição aos Fretados (ZMRF). Igualmente estará liberado o trânsito pelas faixas exclusivas de ônibus.

O serviço de estacionamento rotativo pago na via pública (Zona Azul) irá operar conforme sinalização existente. Os horários de ativação estão dispostos nas placas de regulamentação de cada local.

Transporte por ônibus

No aniversário de São Paulo, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 22h. Já as lojas Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans, estarão fechados e voltarão ao atendimento normal na quinta-feira, 26 de janeiro.

Recarga do Bilhete Único

Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível clicando aqui Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

Fazenda

O Centro de Atendimento da Fazenda (CAF) não funcionará na quarta-feira (25). Ele reabre na quinta-feira (26) com atendimento das 10h às 16h, mas é necessário o agendamento prévio pelo link agendamentosf.prefeitura.sp.gov.br/.

Trabalho

Os equipamentos administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho terão atendimento diferenciado durante o feriado. As unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), a rede de coworkings Teia e os postos da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) estarão fechadas no dia 25, retornando o atendimento na quinta-feira (26).

As unidades da Escola Professor Makiguti, nas regiões leste e norte, não terão atendimento no dia 25. A parte interna do CFCCT- Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes não funcionará. Entretanto, o público pode utilizar a quadra poliesportiva, pista de skate e área verde, das 9h às 18h.

Educação

Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) estarão abertos das 8h às 18h.

Esporte

Os Centro Esportivos funcionam normalmente nos horários habituais de feriado de cada equipamento.

Cultura

Confira o funcionamento dos equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura no aniversário de São Paulo:

Beco Do Pinto: aberto das 9h às 17h
Biblioteca Mario De Andrade: aberta das 9h às 18h
Arquivo Histórico Municipal: fechado


Bibliotecas De Bairro, Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares De Azevedo, Cora Coralina, Pe. José De Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa, Paulo Setúbal e Bosques De Leitura: fechados


Capela Do Morumbi, Casa De Cultura Santo Amaro, Casa Da Imagem, Casa De Cultura Brasilândia, Casa De Cultura Butantã, Casa De Cultura Da Vila Guilherme, Casa De Cultura Freguesia Do Ó, Casa De Cultura Guaianases, Casa De Cultura Hip Hop Leste, Casa De Cultura Hip Hop Sul, Casa De Cultura Itaim Paulista, Casa De Cultura Itaquera, Casa De Cultura Júlio Guerra, Casa De Cultura M’ Boi Mirim, Casa De Cultura Santo Amaro, Casa De Cultura São Mateus, Casa De Cultura São Miguel Paulista, Casa De Cultura São Rafael, Casa Do Bandeirante, Casa Do Grito, Casa Do Modernista, Casa Do Sertanista, Casa Do Tatuapé: estarão abertos.

Casa De Cultura Campo Limpo, Casa De Cultura De Parelheiros. Casa De Cultura Tremembé, Casa De Cultura Campo Limpo, Casa De Cultura Do Ipiranga, Centro Cultural Da Juventude Ruth Cardoso, Centro Cultural De Vila Formosa, Centro De Referência Da Dança, Escola Municipal De Bailado, Escola Municipal De Iniciação Artística, Escola Municipal De Música, Pavilhão Das Culturas Brasileiras, Ponto De Leitura Piqueri, Ponto De Leitura Jardim Lapena: estarão fechados.

Centro Cultural Da Diversidade: aberto das 12h às 20h
Centro Cultural Da Penha: aberto das 17h às 20h.
Centro Cultural Do Grajaú (Palhaço Carequinha): aberto das 12h às 21h30.
Centro De Culturas Negras: aberto somente o parque das 7h às 21h.
Centro Cultural Olido: aberto das 14h às 21h.
Centro Cultural Santo Amaro: aberto das 14h às 21h.
Centro Cultural Tendal Da Lapa: aberto das 12h às 21h.
Centro De Formação Cultural Cidade Tiradentes: aberto somente o parque, das 9h às 18h.
Centro Da Memória Do Circo: aberto das 13h às18h
Chácara Lane: aberta das 9h às 17h.
Fundação Teatro Municipal/Praça Das Artes- Verificar programação no site www.theatromunicipal.org.br
Hemeroteca: atendimento com agendamento.
Monumento à Independência (Cripta Imperial): estará fechado
Polo Cultural e Criativo Vila Itororó (Canteiro Aberto): aberto das 14h às 19h.

Sitio Morrinhos: aberto das 9h às 17h.
Solar Da Marquesa De Santos: aberto das 14h às 16h
Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Artur Azevedo, Teatro Cacilda Becker e Teatro João Caetano: fechados
Teatro Flávio Império: aberto das 10h às 19h. Parque aberto das 6h às 18h.
Teatro Paulo Eiró: aberto das 13h às 21h.
Território Cidade Ademar: aberto.

Parques municipais

No feriado do aniversário da cidade de São Paulo (25/01), os parques municipais naturais e urbanos irão funcionar normalmente. Os horários de cada unidade estão disponíveis no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

Os serviços da Divisão de Fauna Silvestre (DFS) no CeMaCAS - Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres funcionarão das 8h às 12h e o plantão telefônico será das 8h às 16h. Já a unidade da DFS no Parque Ibirapuera estará fechada.

A Coordenação de Educação Ambiental / Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e os viveiros municipais não terão expediente.

O Planetário do Carmo terá uma programação especial neste feriado, estará aberto das 9h às 17h e contará com as seguintes atrações:

9h30 às 12h: Caminhada Astronômica
12h às 13h: Sessão de Planetário “Janela para o Universo”
14h às 15h: Sessão de Planetário “O Show da Luna no Planetário”
15h às 17h: Oficina “Lançamento de Foguetes”
17h às 18h: Sessão Cidadã de Planetário “A Escuridão da Noite”

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn