Notícia na íntegra

Quarta-feira, 24 de Março de 2021 | Horário: 15:28

Feriado antecipado: Confira o funcionamento dos equipamentos na área de transportes

Atendimento presencial seguirá suspenso em todas as dependências da Secretaria Municipal de Transportes. Confira informações sobre trânsito, transporte público e particular

 * Atualizado às 19h15*

A cidade de São Paulo ainda está em fase emergencial de enfrentamento à pandemia, seguindo as determinações do Governo do Estado. Medidas mais duras de restrição entram em vigor para diminuir a circulação de pessoas, no sentido de frear o aumento de novos casos, internações e mortes pelo coronavírus. O atendimento presencial ao público seguirá suspenso em todas as dependências da Secretaria Municipal de Transportes durante os feriados antecipados, entre os dias 26 de março e 4 de abril. A medida já está em vigor desde o dia 6 de março, seguindo as determinações do Decreto nº 60.107, de 03 de março de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19.

O atendimento ao público se dá mediante comunicação eletrônica, por e-mail ou pelos canais eletrônicos institucionais de cada unidade.

Para as comunicações e atendimentos ao Gabinete da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, o contato se dá pelo endereço smtprotocolo@prefeitura.sp.gov.br


RODÍZIO
Durante a fase emergencial, o Rodízio Municipal de Veículos passa a vigorar em novo horário, das 20h às 05h do dia seguinte, inclusive nos feriados. Durante a fase emergencial, fica suspenso o rodízio para carros em seus horários tradicionais: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário.

Finais de placas:

  • 1 e 2 - das 20h de segunda-feira às 5h de terça
  • 3 e 4 - das 20h de terça-feira às 5h de quarta
  • 5 e 6 - das 20h de quarta-feira às 5h de quinta
  • 7 e 8 - das 20h de quinta-feira às 5h de sexta
  • 9 e 0 - das 20h de sexta-feira às 5h de sábado

 

Caminhões e Fretados 
A restrição ao trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC) se mantém de 2ª a 6ª feira das 5 às 21h e aos sábados das 10 às 14h. A Zona Máxima de Restrição de Fretados proíbe a circulação de fretados de 2ª a 6ª feira, no horário das 5h às 21h, exceto feriados.

A CET mantém 120 painéis de mensagens na cidade com alertas sobre o rodízio. As alterações e novidades em relação ao trânsito e transporte são comunicadas também pelas redes sociais da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, SPTrans e da CET.


ZONA AZUL
A Zona Azul funcionará normalmente de acordo com a sinalização de cada local.

 

TRANSPORTE PÚBLICO
A frota do sistema de transportes estará mantida nos mesmos níveis das últimas semanas durante os feriados antecipados de 26/03 a 04/04. Nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, 1º e 2 de abril, a frota será correspondente a de um dia útil. Nos dias 27 de março e 3 de abril (sábados), será a que está operando aos sábados, e nos dias 28 de março e 4 de abril (domingos), a frota será aquela que está rodando aos domingos.

A demanda de passageiros, que foi de 61% na semana anterior ao retorno da Fase Vermelha (2/3) em relação a um dia útil antes da pandemia, caiu para 54% na sexta-feira, 12/3, e para 46% na última sexta-feira (19/3), primeira semana da Fase Emergencial - ou seja, os ônibus municipais estão transportando menos da metade de passageiros, em relação ao período pré-pandemia.

 A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes publica diariamente o Boletim de Mobilidade e Transportes, com total transparência, no link http://www.cetsp.com.br/consultas/especial-covid-19/boletim-diario-de-mobilidade-e-transportes-covid-19.aspx, contendo o número de passageiros transportados e a frota programada.

 

POSTOS DE ATENDIMENTO DA SPTRANS
Os postos de venda e atendimento localizados em terminais municipais e estações do Expresso Tiradentes funcionarão normalmente no horário, das 6h às 19h, durante os feriados antecipados entre 26 de março e 4 de abril.

Os postos Santana, Jabaquara e a Loja Augusta estarão fechados aos fins de semana e no feriado de sexta-feira da Paixão. Assim, os postos Santana e a Loja Augusta estarão abertos nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, entre 8h e 17h e o Jabaquara, das 7h às 17h.

Desde o início da Fase Vermelha, o Posto Central de Atendimento da SPTrans encontra-se fechado e permanecerá desta forma durante os feriados antecipados.

 

DSV
O Departamento de Operação do Serviço Viário (DSV) oferece canais eletrônicos para a solicitação dos principais serviços do órgão, e o e-mail institucional para atendimento é dsv@prefeitura.sp.gov.br

As defesas de autuação e indicação de condutores em infrações de trânsito deverão ser encaminhadas exclusivamente pelos Correios, para o endereço Rua Sumidouro, 740 - Pinheiros/SP - CEP 05428-900, ou pelo DSV Digital (dsvdigital.prefeitura.sp.gov.br).

Os cartões de estacionamento em vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência podem ser solicitados pela internet, no portal SP156 (sp156.prefeitura.gov.br), sem que os beneficiários precisem sair de casa.

O cadastro para isenção do rodízio municipal de veículos para pessoa com deficiência, doença crônica que comprometa a sua mobilidade, pessoa que realize tratamento médico continuado debilitante de doença grave, pessoa com deficiência auditiva, ou em qualquer dos casos por quem as transporte, também pode ser feito pelo SP156, em processo totalmente on-line. 

Da mesma forma, as solicitações para licença de trânsito de produtos perigosos devem ser solicitadas por meio do Portal SP156.

 

DTP
O Departamento de Transportes Públicos (DTP) está oferecendo e-mails institucionais que permitem a realização de serviços relacionados a táxi, transporte escolar, carga a frete, motofrete e fretamento.

Foi criado um endereço de e-mail especificamente para o atendimento de cada tipo de serviço fornecido, conforme a seguir:

  • Táxi – Carga Frete: dtp.taxi@prefeitura.sp.gov.br
  • Escolar - TEG: dtp.escolar@prefeitura.sp.gov.br
  • Escolar Despachante: dtp.despachanteescolar@prefeitura.sp.gov.br
  • Fretamento: dtp.fretamento@prefeitura.sp.gov.br
  • Taxi Preto – Transferências e Desistências: dtptaxipreto@prefeitura.sp.gov.br
  • Motofrete: dtp.motofrete@prefeitura.sp.gov.br
  • Certidão de Isenção – Atestado: dtp.certidoes@prefeitura.sp.gov.br
  • Transferência - TNOME: dtp.tnome@prefeitura.sp.gov.br
  • Vistoria – Homologação de Carro - Fiscalização: dtp.dif@prefeitura.sp.gov.br
  • Ponto de Táxi - Criação - Alteração – Pintura – etc / Emissão de Pagamento de Outorga (Táxi Preto): dtp.depe@prefeitura.sp.gov.br
  • Lista Ponto (vagas): dtp.pontodetaxi@prefeitura.sp.gov.br
  • Informações em Geral: dtp.informacoes@prefeitura.sp.gov.br
  • Protocolo: dtpprotocolo@prefeitura.sp.gov.br
  • Centro de Formação de Condutores (CFC´s): dtp.cfc@prefeitura.sp.gov.br
  • Organismos de Inspeção Acreditados (OIA´s): smtdtp3.atendimento@prefeitura.sp.gov.br
collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn