Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017 | Horário: 13:53

Feira oferta mais de 750 vagas de emprego em processos seletivos para pessoas com deficiência

ContrataSP acontece na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista

A Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, na Rua Jaime Barcelos, 239 – Vila Jacuí (entrada pelo portão 4), sedia nesta sexta-feira (24), das 9h às 16h, a 2ª edição do “ContrataSP”, evento de fortalecimento das políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência. Dessa vez, são mais de 750 vagas de trabalho disponíveis em diversas áreas – como administração, enfermagem, vendas e limpeza.

“Conquistar um espaço no mercado de trabalho ou empreender é fundamental para que as pessoas com deficiência vivam dignamente e supram necessidades básicas inerentes a todo ser humano”, ressalta o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

A ação integra o Programa de Inclusão Econômica (PRIEC), lançado pela Prefeitura de São Paulo em setembro deste ano com o objetivo de inserir públicos vulneráveis no mercado de trabalho ou no empreendedorismo e é uma parceria entre as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE) realizada para aproximar profissionais com deficiência ou reabilitados do INSS das oportunidades de emprego existentes na região onde eles moram. Assim, o deslocamento da residência até o local de trabalho se torna mais fácil e a qualidade de vida do trabalhador aumenta.

Os interessados em participar devem estar munidos de currículo, RG, CPF, Carteira de Trabalho, laudo médico/técnico ou certificado reabilitação profissional pelo INSS e PIS (se tiver).

Além das inscrições para vagas de emprego ofertadas por empresas e parceiros, os participantes do evento também poderão esclarecer dúvidas sobre o bilhete único especial e benefícios previdenciários, cadastro para cursos de qualificação profissional, além de emissão da carteira de trabalho.

De acordo com o IBGE-2010, na cidade de São Paulo há quase 2,8 milhões de pessoas com deficiência. Dentre elas, 500 mil fazem parte da População Economicamente Ativa e apenas 39 mil (8%) estão empregadas. “Além da falta de acessibilidade, a maior barreira continua sendo a atitudinal, isto é, o preconceito que quase sempre é fruto da falta de informação e de convivência”, afirma a secretária-adjunta da SMPED, Marinalva Cruz.

As empresas que possuem a partir de 100 funcionários devem reservar de 2% a 5% de seus postos de trabalho para as pessoas com deficiência, conforme determina a Lei de Cotas (8.213/91). Já o artigo 34 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura o direito ao trabalho às pessoas com deficiência, em ambiente acessível e inclusivo, com as mesmas oportunidades oferecidas aos demais trabalhadores.

2ª edição do ContrataSP

Data: 24/11 (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Prefeitura Regional de São Miguel Paulista