Quinta-feira, 4 de Junho de 2020 | Horário: 15:13

Famílias de alunos da rede municipal recebem cestas básicas e kits de higiene

Entregas priorizam pessoas em situação de vulnerabilidade social e garantem até um mês de alimento

A Prefeitura recebeu a doação de 440 mil cestas básicas e 440 mil kits de higiene do Governo do Estado, que estão sendo distribuídos pela Secretaria Municipal de Educação (SME), de acordo com os critérios que atendem famílias em situação de extrema pobreza. As entregas, com hora marcada nas unidades da rede municipal, tiveram início na última quarta-feira (3) e serão realizadas até o fim de junho, em toda a cidade.

“O critério é a vulnerabilidade social. Serão contemplados os inscritos no Número de Identificação Social (NIS), para complementar o auxílio já dado aos alunos por meio do Cartão Alimentação”, explicou a diretora regional de Educação da Freguesia do Ó, Jussara Cardoso.

Na cesta há itens que atendem às necessidades de uma família com quatro pessoas por até um mês como arroz, feijão, macarrão, café, sal, açúcar e farinha de trigo, além de fubá mimoso, óleo, milho, ervilha, composto lácteo, molho de tomate, farinha de mandioca, sardinha, linguiça, biscoito doce e salgado.

Cícera Claudino, mãe de uma aluna, foi receber a cesta e o kit na EMEBS Mário Pereira Bicudo, na Cachoeirinha, e aprovou os produtos. “Representa uma boa ajuda porque estamos precisando muito nesse momento”, disse.

Já os kits de higiene são compostos por água sanitária, álcool gel, barras de sabão, sabonetes e detergente.

“É muito importante para quem está passando por esse momento. Além de servir para minha família, também posso ajudar vizinhos e colegas”, declarou Cícera Rodrigues, outra mãe de aluno da EMEBS Mário Pereira Bicudo.

Distribuição

As cestas básicas são encaminhadas para as Unidades Educacionais de Secretaria Municipal de Educação (SME)  e entregues às famílias em situação de extrema pobreza.

“A entrega ocorre junto com o kit de higiene para aqueles que estão incluídos na assistência. Dos 68 alunos matriculados aqui na escola, famílias de 12 deles serão contempladas. É uma verdadeira ação solidária”, afirmou a gestora da EMEBS Mário Pereira Bicudo, Luciana Bonatto.

As entregas são organizadas por meio de contato antecipado, no qual é  realizado o agendamento para a retirada dos mantimentos e passadas orientações sobre os cuidados básicos referentes ao distanciamento social.