Notícia na íntegra

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 | Horário: 18:29

Fábrica de Negócios da Prefeitura de São Paulo conclui primeira turma qualificada em curso totalmente on-line

Pela primeira vez, o programa Fábrica de Negócios foi realizado em formato digital, contando com a presença de intérprete de libras

A Prefeitura de São Paulo concluiu nesta sexta-feira (14) a primeira turma on-line do Fábrica de Negócios, programa de qualificação gratuito oferecido pela Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Ao todo, 25 empreendedores da capital participaram do curso que ajuda os empreendedores a desenvolver estratégias para fortalecer seus negócios. Esta foi a primeira edição a ser realizada de forma totalmente digital e acessível, contando com uma intérprete de libras fazendo a tradução simultânea das mentorias. 

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, participou conversou com os empreendedores do curso, que também contou com a secretária-adjunta da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, que realizou as capacitações ajudando a equipe técnica na promoção da acessibilidade do curso. 

“É muito importante ver a turma cheia mesmo diante do contexto da pandemia em que estamos vivendo. Com este cenário, o empreendedorismo tem ganhado cada vez mais destaque para quem deseja ter autonomia em gerar renda”, comenta a secretária Aline Cardoso. “As aulas on-line do Fábrica de Negócios são peças fundamentais no apoio aos empreendedores da capital para que eles possam emplacar seus negócios, sabendo administrá-los. Além disso, a acessibilidade das aulas é essencial para garantir a inclusão e oportunidade para que todos possam ter acesso ao conhecimento exposto nas atividades desenvolvidas”, completa. 

Dividido em duas etapas, o curso conta com uma metodologia dinâmica que permitem que os participantes aprimorem suas habilidades de planejamento, além de estimular o ganho de novas competências para que possam tirar seus projetos do papel, tornando suas ideias viáveis na prática. 

A primeira fase, denominada "Tenho Uma Ideia e Agora?" tem como objetivo estabelecer a troca de informações entre os empreendedores, para que possam expor suas ideias de negócio e assim, conseguir orientações para identificar novas oportunidades a partir de suas realidades, experiências, aprendizagens compartilhadas. Além disso, as atividades estimulam a formação e ampliação da rede de contatos dos participantes. 

Já a segunda, "Teste Seu Negócio Pondo a Mão na Massa" fortalece as ideias e modelos de negócio, definindo ações estratégicas para o planejamento e administração de cada empreendimento. Nesta etapa, os empreendedores passam a ter contato com ferramentas e orientações fundamentais para validar seus projetos. 

“Por ser on-line, achei que seria um curso sem muita interação, mas me surpreendi pela forma que ele é aplicado. As aulas são dinâmicas e com uma linguagem clara, tornando muito mais fácil o entendimento das orientações que são passadas, não ficando apenas no conteúdo teórico”, comenta a empreendedora Leila Lídia da Silva, participante da primeira edição do curso. 

A segunda edição do Fábrica de Negócios on-line já está com inscrições abertas. O curso irá acontecer do dia 24 de agosto a 4 de setembro, com três opções de horários: 9h às 11h; 14h às 16h e 19h30 às 21h30. As inscrições podem ser feitas pelo site www.bit.ly/fabrica_denegocios.

O programa conta com o apoio e operação das entidades Apaje - Associação de Pais Funcionários Diretos e Indiretos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Besouro - Agência de Fomento Social; Emperifa e Empreende Aí.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn