Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017 | Horário: 11:22

Exposições e roteiros históricos marcam a programação da Jornada do Patrimônio 2017

Evento acontece neste fim de semana com atrações gratuitas organizadas por eixos que tratam o modo de viver em São Paulo

São Paulo tem muita história para contar. E a Jornada do Patrimônio, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, que acontece entre os dias 19 e 20 de agosto, nos lembra disso com uma programação diversa, unindo arte e patrimônio. Nesta edição, o tema será “Construindo Histórias” e a programação artística, assim como toda a parte histórica, foi concebida dentro de alguns eixos que tratam o modo de viver na cidade como estudar, trabalhar, vender, circular, etc.

A Jornada tem uma programação gratuita e diversificada com o intuito de aproximar o público a espaços tombados ou com valor afetivo que fazem parte da história da cidade. Ao todo, serão realizados 77 roteiros, 52 palestras, 32 oficinas, 103 imóveis, 86 visitas guiadas, 13 apresentações artísticas, 7 exposições e 5 lançamentos de livros.

“Esta é uma forma de aproximar os cidadãos de um evento que ainda é novo no calendário da cidade e trata de um tema que pode estar distante do cotidiano de muita gente. Nossa ideia é unir uma programação artística de qualidade, gratuita, que estabelece um diálogo com os locais que as abrigam despertando o interesse do público por estes espaços e, consequentemente, sua história”, diz o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

Com o intuito de fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, o evento promove atividades de visitação monitorada a prédios históricos, além de roteiros de memória, apresentações artísticas e uma série de palestras e oficinas. A iniciativa, lançada em 2015, é inspirada nas Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova York (openhousenewyork), nos Estados Unidos.

Imóveis históricos abertos

Entre as atividades de maior interesse durante o evento está a visitação, em muitos casos com monitoria, a exemplares históricos tombados ou reconhecidos como importantes para a memória afetiva da cidade, pertencentes ao poder público ou propriedades particulares. Entre os exemplares arquitetônicos que remontam à origem da cidade de São Paulo, está a Casa de Dona Yayá, construída em 1880, e é um dos últimos exemplares do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central.

Exposições

O Theatro Municipal leva uma parte do seu rico acervo à SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco. A mostra Theatro Municipal: a desconstrução do figurino acontecerá na sala de exposições do espaço durante os dias 19, das 13h30 às 18h30, e 20, das 10h30 às 18h30. A exposição terá figurinos e acessórios de grandes óperas já encenadas no prédio histórico, dentre elas estão peças de Aída (2013), Falstaff (2014), Carmen (2014), Il trovatore (2014), Manon Lescaut (2015).

A programação completa da Jornada do Patrimônio 2017 e as informações sobre como participar das atividades podem ser acessada aqui.