Sexta-feira, 17 de Março de 2023 | Horário: 12:48

Expo Favela Innovation São Paulo 2023 segue até domingo (19) com conferências e palestras

Evento voltado para o empreendedorismo de inovação acontece no complexo do World Trade Center com o apoio da Prefeitura de São Paulo
1004884-Expo Favela Innovation

O prefeito Ricardo Nunes participou na manhã desta sexta-feira (17), no complexo do WTC Events Center, da abertura da Expo Favela Innovation São Paulo 2023. A feira de empreendedorismo conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e conecta favela e asfalto, reservando uma programação com palestras e conferências com grandes personalidades de ambos os segmentos, e sempre voltadas para o empreendedorismo de inovação até domingo (19).

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a melhor ação para reduzir as desigualdades sociais é oferecer oportunidades para as pessoas com a geração de emprego e renda. “No ano passado nós tivemos 186 mil empregos em um saldo positivo na cidade de São Paulo entre admissões e demissões. No ano retrasado, nós geramos 336 mil empregos formais”, disse. “Em 2017, nós tínhamos 444 mil microempreendedores individuais na cidade e estamos batendo agora 1,2 milhão”, completou.

As conferências acontecem no palco principal do teatro do WTC, por todo o dia até às 20h, assim como nos outros dois dias. Além das conferências, o evento vai contar com palestras, exposições, mentorias, ativações, espaço de mídias periféricas, mentorias, oportunidades de negócios, network, entre outros.

“Esse movimento permanente não vai parar. Isso não é vento. É um encontro desse movimento e quando termina aqui continua no dia a dia dos negócios com as pessoas desenvolvendo suas atividades”, destacou o presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), Preto Zezé.

Entre os confirmados nas conferências do teatro do WTC Events Center estão Manoel Soares, Luciano Huck, Bianca Guimarães, Kond, Murilo Duarte, Paula Lima, MV Bill, Carola Matarazzo, Kenya Sade, Aline Torres, Rincon Sapiência, Thelminha Assis, Armínio Fraga, Ana Carolina Almeida, Silvio Almeida, Anna Karla Pereira, Abílio Diniz, Geyze Diniz, Babu Santana, MC Soffia, Igor 3K, Amauri Soares, Ale Loures, Fabio Coelho, entre outros.

Depois de São Paulo, a Expo Favela Innovation acontece no Rio de Janeiro, nos dias 29, 30 e 31 de julho, e seguirá por vários estados do país, até voltar para São Paulo, no final do ano, para a grande edição nacional.

“Ainda vivemos em uma sociedade extremamente racista, mas quando a gente tem a oportunidade de criar um evento que faz esse alicerce, essa ponte da favela e do asfalto é para mostrar que é possível a gente construir juntos. É possível mostrar os nossos talentos”, afirmou a secretária de Cultura, Aline Torres.

Acesse www.expofavela.com.br e veja a programação completa do evento.

Ade Sampa na Expo Favela

A Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, estará presente na Expo Favela Innovation São Paulo 2023. Durante o evento, a Agência participa de dois painéis, além de oferecer mentorias sobre formalização e microcrédito.

“Acreditamos que grandes talentos e mentes brilhantes nascem em todas as regiões da cidade e é por isso que a Prefeitura de São Paulo tem impulsionado as startups e empreendedores das regiões mais vulneráveis com diversos programas e ações. Um deles é o Vai Tec, que acelera negócios tecnológicos das periferias e neste ano marca presença na Expo Favela, que é um dos maiores eventos de apoio ao empreendedorismo nas quebradas”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A Expo Favela é uma grande feira de negócios que tem o objetivo de promover a visibilidade de empreendedores e startups, além de ampliação do networking e oportunidades de parcerias com empreendedores e entusiastas para captação de investimento, expansão e novas oportunidades para o desenvolvimento dos empreendimentos.

Nesta sexta-feira (17), acontece o Painel Amplifica Cine, onde será apresentado o programa e acontecerá um debate sobre o cenário atual do audiovisual com os coletivos periféricos acelerados em 2022.

No dia seguinte, às 11h, a Ade Sampa lidera o Painel Vai Tec, que vai apresentar o Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas, além de um debate com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e dos negócios acelerados pelo Vai Tec. Além dos painéis, também serão oferecidas orientações sobre formalização de negócios e microcrédito, nos dias 18 e 19 de março, às 19h e às 15h, respectivamente. Os programas são uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da SMDET, e execução da Ade Sampa.

“A periferia é palco de grandes e inovadoras ideias e apenas precisa de um incentivo para tirar essas ideias do papel. Com o intuito de ativar ainda mais o empreendedorismo, que já é forte nas áreas periféricas das cidades, é preciso investimento de diversos setores da sociedade. Eventos com esse impulsionam e fortalecem essas atividades, além de oferecer oportunidades para a conexão entre os empreendedores da quebrada e grandes nomes do mercado”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Painel Amplifica Cine
Data: 17 de março
Horário: 11h às 11h50
Sala: R3