Domingo, 5 de Fevereiro de 2023 | Horário: 09:00

Eventos promovidos pela Prefeitura orientam para prevenção da gravidez na adolescência

Serão realizadas ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das regiões central, leste e sudeste da capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove uma série de eventos para marcar a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. Os serviços de Saúde, Educação e Assistência Social atuam de forma intersetorial com o objetivo de oferecer aos adolescentes informações confiáveis, meios e métodos para que planejem e vivenciem com segurança a sua vida sexual e saúde reprodutiva por meio da tomada de decisões responsáveis, tendo como premissa básica o fato de que meninas e meninos são protegidos por direitos, inclusive sexuais e reprodutivos.

A redução e prevenção da gravidez na adolescência é uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e também da Estratégia Global para mulheres, crianças e adolescentes 2016-2030, lançada pela organização.

Confira os destaques da programação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência preparadas por Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das regiões central, leste e sudeste da capital.

SUDESTE

Sapopemba

UBS Jardim Iguaçu
08/02 às 9h, 10h e 15h – Rodas de conversa com adolescentes sobre prevenção da gravidez e sobre o método contraceptivo de implante hormonal (15h).

AMA/UBS Integrada Jardim Independência Hermenegildo Morbim
07/02 às 10h - Ação no Serviço de Acolhimento institucional para Crianças e Adolescentes (Saica): gravidez na adolescência.

LESTE

São Mateus

UBS Jardim IV Centenário
08 e 14/02 às 15h – Orientação em sala de espera e demanda de acolhimento.

12 e 24/02 às 10h - Planejamento familiar, com sensibilização tema e oferta dos métodos contraceptivos.

UBS Jardim Roseli
09/02 e 10/02 às 10h - Grupo de Planejamento Familiar, voltado para o público dos adolescentes com busca ativa pelos agentes comunitários de saúde.

09/02 às 14h - Grupo de Gestante, voltado para o público dos adolescentes com busca ativa dos agentes comunitários de saúde, para sensibilização de métodos pós-parto.

UBS Jardim Nove de Julho
07/02 e 21/02 às 10h e às 15h - Palestra educativa em sala de espera.

UBS jardim Paraguacu Dr. Goncalo Feliciano Alves
07/02 às 10h30 - Palestra no Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Jardim Itápolis com funcionários locais.

UBS Rio Claro
13/02 – Consulta médica para adolescentes com vulnerabilidade, a fim de ofertar o implante anticoncepcional de acordo com protocolo.

Ermelino Matarazzo

UBS Burgo Paulista
08/02 10h às 12h - Ação educativa de prevenção da gravidez na adolescência, orientação de métodos contraceptivo, prevenção de ISTs na EE Thereza Dorothea.

Itaim Paulista

UBS Encosta Norte - Luiz José Santos
08/02 – Inserção de implante contraceptivo

13/02/23 – Inserção de dispositivo intrauterino (DIU)

UBS Jardim Silva Telles
06/02 das 10h às 12h – Atividades relacionadas a planejamento familiar

CENTRO

UBS Santa Cecília
Até 10/02 – Convite aos adolescentes nas visitas para participarem das atividades relacionadas à prevenção de gravidez na adolescência.

06/02 às 13h - Roda de conversa com adolescentes e responsáveis.

UBS Cambuci
06/02, durante todo o expediente - "Dia D" sobre gravidez na adolescência, com palestras nas salas de espera.