Notícias

Prefeitura lança a primeira Escola Pública de Esgrima da cidade

Projeto Touché é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e do Sindi-Clube SP

De Secretaria Especial de Comunicação

Com o objetivo de ampliar as modalidades esportivas oferecidas à população, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e o Sindi-Clube criaram o Projeto Touché, que oferecerá aulas de Esgrima para jovens de 9 a 14 anos, gratuitamente, no Centro Esportivo Edson Arantes do Nascimento (CE Pelezão), localizado no bairro da Lapa, Zona Oeste da capital paulista.

A apresentação será no dia 12 de setembro, às 16h, e contará com a participação do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jorge Damião, e alguns atletas ranqueados, como Lucas Busnardo, vice-campeão Pan-Americano Infantil de Esgrima na modalidade espada; Bia Bulcão, Bronze Pan-Americano por equipes; Fernando Scavasin, prata no Pan-Americanos de Toronto em 2015; entre outros.

Paulo Movizzo, presidente do Sindi-Clube, acredita que o projeto proporcionará o contato de crianças estudantes da rede pública de ensino com um esporte pouco conhecido. “Temos certeza que esse programa será um sucesso e o primeiro de outras parcerias que os clubes farão para proporcionar saúde e bem-estar aos jovens”, esclarece. O curso começa a partir do dia 14, e os alunos serão divididos por idade em quatro turmas: duas com crianças de 9 a 11 anos e duas de 12 a 14 anos. As aulas acontecerão às terças e quintas, de manhã e de tarde.

O secretário municipal de Esportes, Jorge Damião, afirma que “o intuito é diversificar as práticas esportivas nos Centros de Educação Esportivos, tornando São Paulo cada vez mais uma cidade ativa”. O projeto terá parceria do Esporte Clube Pinheiros (ECP), Club Athletico Paulistano (CAP) e da Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo, que fornecerão instrutores, estagiários e materiais.

Esgrima é um dos esportes disputados nos Jogos Olímpicos modernos desde a sua primeira edição, em Atenas-1896, e consiste em atacar e defender utilizando armas brancas como florete, sabre e espada. A prática da esgrima desenvolve capacidades físicas de força, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, flexibilidade e resistência.

“A esgrima é um esporte totalmente inclusivo. Ele pode ser feito por todo tipo de pessoas e não exclui por peso, altura, sexo ou idade”, complementa Jorge Damião.

Serviço

Lançamento do Projeto Touché – Escola Pública de Esgrima Aula
Data: 12 de setembro (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Centro Esportivo Edson Arantes do Nascimento – Pelezão - Rua  Belmonte, 957 - Alto da Lapa, São Paulo


São Paulo na TV

Programa Alimento Saudável - SME

Ver agenda completa