Sexta-feira, 10 de Julho de 2020 | Horário: 12:52

Estudantes registram suas ações de aprendizado sobre o coronavírus com selfies e autorretratos

Iniciativa coordenada por docentes da EMEF Padre José de Anchieta promoveu atividades online nas áreas de Artes e Ciências, tendo como base o material Trilhas de Aprendizagens

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre José Anchieta, da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel, aprendem por meio das áreas de Artes e Ciências, conteúdos relacionados à prevenção da covid-19, tendo como base o material pedagógico Trilhas de Aprendizagens.

A ideia para realização deste trabalho interdisciplinar surgiu após as professoras Alexandra Santana (Ciências) e Adriana Sampaio (Artes), observarem na introdução do conteúdo didático Trilhas de Aprendizagens, uma oportunidade para compartilhar informações sobre os sintomas e ações de prevenção para o combate ao novo coronavírus.

O projeto intitulado “Máscara salva”, teve início em abril com a realização de atividades na plataforma on-line Google Classroom. Todos os estudantes da Unidade Educacional do Ensino Fundamental II foram convidados a participar da ação.

A professora Alexandra abordou em suas atividades o tema pandemia, falou sobre o vírus SarsCov2 e como age no organismo, além de mostrar a forma correta de higienização das mãos e prevenção pelo uso da máscara e do álcool gel.

Já a professora Adriana Sampaio trouxe um olhar artístico apresentando releituras de grandes obras de arte como a Monalisa, do artista Leonardo Da Vinci, adaptada aos dias atuais. Os estudantes também puderam visitar virtualmente alguns museus com o tema covid-19 e assistir vídeos de artistas que fizeram releituras de suas obras em tempos de pandemia.

Como forma de avaliação foram utilizadas ilustrações, composições e histórias em quadrinhos para melhor entendimento sobre o assunto. Os estudantes registraram suas percepções sobre os temas apresentados pelo olhar da fotografia, tendo como opções o autorretrato ou selfie, mostrando como estão se prevenindo do Coronavírus.

O resultado final foi a produção de um vídeo com todas as imagens enviadas pelos estudantes usando máscaras, ao lado de algumas releituras de obras artes. Confira o vídeo com as fotos neste link (abre link externo).