Quarta-feira, 15 de Julho de 2020 | Horário: 17:07

Estudantes participam de desafio lançado por museus em diferentes partes do mundo

Proposta da EMEF Rogê Ferreira estimulou a releitura de obras de artes utilizando objetos caseiros

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Deputado Rogê Ferreira fizeram releitura de obras de arte consagradas, utilizando objetos caseiros. A proposta teve inspiração em um desafio lançado por museus de diferentes partes do mundo, neste período de isolamento social decorrente da pandemia da covid-19.

A atividade foi coordenada pela professora de Artes, Gisneide Tavares, que atua na escola situada no bairro do Jaraguá, na Zona Oeste. Os estudantes, suas famílias e educadores da unidade foram desafiados a reconstruírem cenas de importantes obras de arte e registrá-las por meio de fotografia.

Trabalhos como “O Pensador”, do escultor Auguste Rodin; o “O Filho do Homem”, do pintor René Magritte; “O Grito” de Edvard Munch e “Moça com Brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer, são exemplos de referências escolhidas pelos estudantes. Para compor as releituras foram utilizadas peças de roupas, frutas, instrumentos musicais, objetos domésticos e muita imaginação.

Para Gisneide, a atividade promoveu um grande passeio cultural, sem sair de casa. “O resultado vai além das imagens. Houve pesquisa e conhecimento artístico e histórico, interação com as famílias, fortalecimento da equipe, estimulou a criatividade e o protagonismo dos participantes, que foram modelos ou produtores dos trabalhos”, completa a professora de Artes.

Para conferir mais imagens produzidas a partir desta proposta basta acessar a página do facebook da EMEF Rogê Ferreira.