Segunda-feira, 27 de Julho de 2020

Estudantes e educadores da EMEF General Osório realizam releituras de obras de arte

Projeto “Museu em Casa” desperta a imaginação, a criatividade e o protagonismo dos participantes na realização de suas próprias obras

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) General Osório, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Ipiranga, está promovendo a releitura de obras de artes realizadas por estudantes e educadores da Unidade Educacional, por meio do Projeto “Museu em Casa”.

Devido ao isolamento social causado pela pandemia de covid -19 (Coronavírus), a equipe escolar teve a ideia de realizar saídas pedagógicas com visitas virtuais a museus, estimulando os estudantes a conhecer espaços culturais da cidade, com ajuda da tecnologia.

O intuito do trabalho foi possibilitar a apreciação de obras de arte e a leitura de imagens, despertando a imaginação, a criatividade e o protagonismo dos estudantes na realização de suas próprias obras. Foram convidados a participar desta ação, alunos do 1º ao 9º ano, além de educadores da unidade. As atividades do projeto foram discutidas e enviadas na plataforma Google Classroom.

Foi apresentado aos participantes do projeto intitulado “Museu em Casa”, com o endereço virtual do Museu de Arte de São Paulo (MASP), para que pusessem visitar e conhecer algumas obras virtuais em exposição. Em seguida, foi pedido aos estudantes e professores para fazer uma releitura de alguma obra, tendo como base o figurino, o cenário e a posição da personagem.

A professora de Artes da Unidade, Mirela Valverde, idealizadora da proposta, editou um vídeo coletivo para divulgar os trabalhos realizados até o momento, incentivando a participação de outros estudantes e educadores. Os resultados estão sendo divulgados na página do Facebook da escola.