Notícia na íntegra

Quinta-feira, 9 de Janeiro de 2020 | Horário: 20:03

Estudante deve revalidar ou solicitar Bilhete Único em janeiro

Não é necessário comparecer aos postos de atendimento, todo o processo pode ser feito on-line

Os estudantes podem revalidar o Bilhete Único Estudante ainda no mês de janeiro. Todo o processo é realizado pelos canais de atendimento on-line. Primeiro o aluno deve verificar se a instituição de ensino já encaminhou sua matrícula para SPTrans, para isso, ele precisa consultar a situação por meio do site http://www.sptrans.com.br/estudante.

Após a confirmação dos dados da matrícula, o boleto é gerado diretamente no site e o pagamento pode ser feito na rede bancária e lotéricas.

Não é necessário imprimir o boleto, basta o número do código de barras para fazer o pagamento. O estudante pode optar por receber o código de barras por mensagem SMS em seu celular.
Outra opção é o pagamento da taxa de revalidação diretamente pelos aplicativos: Ponto Certo, Qiwi, Cittamobi e Banco do Brasil (para correntistas).

A quitação da taxa de revalidação também pode ser feita através da página "Bipay" do Facebook, diretamente pelo Messenger, sem a necessidade de baixar o app.

O valor da taxa de revalidação é equivalente a 7 tarifas básicas vigentes.

Os alunos podem consultar se têm direito à gratuidade ou ao desconto de meia-tarifa pelo site http://www.sptrans.com.br/estudante.

Gratuidade

Alunos que desejam obter o benefício da gratuidade no transporte público para o ano letivo de 2020 também poderão fazer sua solicitação por meio do site http://estudante.sptrans.com.br.
Estudantes da rede pública dos ensinos fundamental, médio e técnico podem fazer seu processo todo pelo site da SPTrans e não devem comparecer a um posto. Alunos que já possuem Número de Identificação Social (NIS) válido junto ao CadÚnico, também não precisam voltar ao posto de cadastramento.

Comprovação de baixa renda

Estudantes ainda não cadastrados no CadÚnico e que possuem baixa renda familiar devem comparecer a um posto de atendimento. Agora, em cumprimento ao Decreto Nº 58.639, os beneficiários dos programas Prouni, Fies, Escola da Família e Cotas Sociais também devem comprovar baixa renda.

Para residentes no município de São Paulo, é obrigatório agendar sua entrevista pelo site .

Já quem mora em outro município, após inserir seu NIS no site da SPTrans, também deverá anexar uma certidão, obtida pelo próprio estudante no site Consulta Cidadão https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Neste link, os estudantes também podem verificar se o NIS que possuem já está válido.

Baixa Renda - Passo a passo para conseguir a gratuidade
Exceto estudantes dos Ensinos fundamental, médio e técnico da rede pública

Para a manutenção da gratuidade, deve comparecer no CRAS o estudante ou alguém que more com ele, maior de 16 anos, e levar obrigatoriamente o CPF ou o Título de Eleitor originais, além dos documentos abaixo relacionados de todas as pessoas que moram na casa:

• RG, CPF, Carteira profissional, Título de eleitor, Certidão de nascimento OU certidão de casamento;
• Declaração Escolar de todas as crianças e adolescentes que estudam;
• Comprovante de residência com CEP (o mais recente possível).
Em São Paulo, as entrevistas são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Para marcar uma entrevista acesse .

Após a entrevista, o CRAS fornecerá o NIS, que o estudante deverá inserir em seu cadastro junto à SPTrans.

O convênio entre a SPTrans e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) tem o objetivo de assegurar o benefício somente aos estudantes que têm esse direito.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn