Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2020 | Horário: 16:10

Estrada do M’ Boi Mirim: assinado convênio para início das obras de duplicação

Melhorias vão fazer a avenida ter um trânsito mais ágil e, sobretudo, mais seguro para as milhares de pessoas que por lá circulam

Atendendo a uma demanda antiga dos moradores da Zona Sul da cidade, foi assinado nesta sexta-feira (31) o convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do Governo do Estado, para dar início às obras de duplicação da Estrada do M’Boi Mirim (SP-214). As melhorias vão fazer a avenida ter um trânsito mais ágil e, sobretudo, mais seguro para as milhares de pessoas que por lá circulam.

“Estou muito feliz por mais uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para beneficiar a população que vive em São Paulo. Há anos que se fala nessa requalificação e duplicação da M’Boi Mirim, que é uma avenida importantíssima na cidade de São Paulo”, disse o prefeito Bruno Covas.

Na capital, as obras serão realizadas ao longo de 6,3 quilômetros de extensão na estrada do M’Boi Mirim, que liga o Jardim Ângela ao Jardim São Luís, na divisa com o município de Itapecerica. Como o trecho da capital da rodovia é de responsabilidade da Prefeitura, o DER necessita deste convênio, assinado hoje, para executar as obras de alargamento, além de melhorias e modernização da estrada.

“Essa obra significa menos tempo no ônibus, menos tempo perdido no trânsito e mais tempo para a sua família, para descansar e para o seu lazer. As obras começam em maio e a responsabilidade das construtoras é de entregar em 24 meses. É um novo investimento do Governo de São Paulo ao lado da Prefeitura”, disse o governador João Doria.

“A M`Boi Mirim é uma obra importantíssima de mobilidade urbana. É uma via que tem um papel fundamental para a ligação dos bairros da Zona Sul da capital e, portanto, esta duplicação melhora toda a sua estrutura, se soma aos esforços da Prefeitura e faz com que esse eixo dê mais fluidez e segurança a todos os usuários”, disse o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano.

Serão 8,5 quilômetros de obras ao longo da estrada do M’Boi e da rodovia em Itapecerica. O prazo de execução dos serviços é de 24 meses. A previsão é que as obras sejam iniciadas em maio.

O Estado está investindo um total de R$ 446,8 milhões na estrada – sendo R$ 220 milhões só para as obras. Estão reservados para eventuais desapropriações R$ 226,8 milhões.

“Eu passo por aqui todos os dias e estou muito otimista para que essa duplicação nos ajude a chegar mais rápido aos nossos compromissos”, disse a diarista Edna Aparecida da Costa. “Quando tiver pronta vai até nos dar mais ânimo para sair de casa”, contou.

Estrada do M’Boi Mirim
Uma das principais e mais longas avenidas de São Paulo, a estrada do M’Boi é das antigas rodovias estaduais que adentram à capital. Importantíssima para o transporte e logística da Zona Sul da capital, a via tem um volume diário médio de quase 10,8 mil veículos (considerado altíssimo) e liga o bairro de mesmo nome às regiões mais centrais da cidade.

As Obras
Os serviços do DER são divididos em três trechos, sendo os dois primeiros referentes aos do convênio entre DER e Prefeitura, na estrada do M’Boi Mirim.

No trecho 1, as obras serão realizadas entre o terminal Jardim Ângela e Avenida dos Funcionários Públicos, totalizando 5,1 km.

Já no trecho 2, os serviços abrangem 1,2 km, da Avenida dos Funcionários Públicos até a divisa entre os municípios de São Paulo e Itapecerica da Serra. Entre os serviços estão a recuperação da pista, implantação de baias para parada de ônibus, lombofaixas para pedestres e restauração do sistema de sinalização e segurança.

trecho 3 incorpora 2,19 km da rodovia SP-214 (do km 31,01 ao 33,20), em Itapecerica da Serra. Trata-se de um trecho da estrada sob responsabilidade do DER e, portanto, fora do escopo do convênio assinado nesta sexta. As melhorias neste trecho, porém, beneficiam a população que sai da capital em direção a Itapecerica e as que chegam à cidade de São Paulo pela SP-214.