Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019 | Horário: 19:30

Estádio do Pacaembu recebe final da Copa dos Refugiados

Níger e Congo disputam a decisão da etapa São Paulo da Copa dos Refugiados e Imigrantes

No próximo domingo (20), o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, irá receber a final da Copa dos Refugiados e Imigrantes que está na sua quinta edição.
Pela primeira vez, os árbitros da primeira rodada foram árbitros que não são de São Paulo. Cristian Emanuel Rocha Lima, Marcelo Vieira e João Vinícius Ribeiro, que são da Federação Paranaense de Futebol e nunca tinham saído de Guarapuava, cidade do interior do Paraná, apitaram oito partidas da competição.
“A expectativa é enorme, muita vontade mesmo, nem tenho dormido bem, só penso na final. Esse ano a Copa aconteceu de uma forma diferente em São Paulo. Os jogos foram realizados em clima de muita harmonia, de muita paz, de muita integração, tivemos um apoio muito grande da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, que disponibilizou todo o espaço onde ocorreram os jogos, e agora estamos indo para o Pacaembu. Esperamos contar com todos, estão todos convidados para levantar a nossa bandeira do refúgio e da imigração, e mostrar que os refugiados e os imigrantes têm algo para oferecer. Contamos com vocês”, disse Braima Mané, 34, coordenador da Copa dos Refugiados
O atual campeão, Níger, está na final e está em busca do bicampeonato. “Vai ser uma oportunidade conseguir jogar num estádio que tem muita história, vai ser um orgulho jogar no Estádio do Pacaembu. Ninguém consegue te ver, mas a Copa consegue dar visibilidade”, contou Ejike Otti, de 23 anos, jogador do Níger que está no Brasil há três anos e veio para fugir do terrorismo. Otti, que também tenta ser jogador profissional aqui no Brasil, começou no futebol de várzea em um time no Grajaú, na Zona Sul, e chegou a fazer treinamentos em um time profissional da segunda divisão do campeonato brasiliense, mas, devido à falta de documentação, não conseguiu concretizar o sonho de ser profissional no Brasil.
A República Democrática do Congo chega à sua terceira final da Copa dos Refugiados, sendo campeã em 2017. “O Congo chega para ganhar, jogar no Pacaembu no domingo que vem vai ser incrível, é um sentimento muito grande.”, completou Denílson Pedro, de 22 anos, que está no Brasil há cinco anos.

Oitavas de Final
Guiné Bissau 1 x 0 Tanzânia
Libano 0 x 2 Mali
Congo 5 x 0 Correia do Sul
Venezuela 0 x 0 Camarões - Camarões venceu nos pênaltis
Togo 0 x 2 Colômbia
Haiti 2 x 2 Gâmbia - Gâmbia venceu nos pênaltis
Angola 1 x 4 Nigéria
Niger 0 x 0 Benin - Benin venceu nos pênaltis.

Quartas de Final
Guiné-Bissau 4 x 0 Mali
Congo 1 x 0 Camarões
Gâmbia 1 x 0 Colômbia
Níger 2 x 0 Nigéria

Semi Final
Guiné Bissau 0 x 1 Congo
Níger 4 x 0 Gâmbia

Disputa de 3º Lugar
Gâmbia 1 x 0 Guiné Bissau

Final da Copa dos Refugiados

Niger x Congo

Data: Domingo (dia 20)

Horário: 14h

Entrada pela Praça Charles Miller, a partir das 13h. Não será preciso apresentar ingresso.