Notícia na íntegra

Terça-feira, 14 de Outubro de 2014 | Horário: 14:22

Especialista norte-americano em combate às drogas conhece programa 'De Braços Abertos'

O diretor-executivo da Drug Policy Alliance, Ethan Nadelmann, disse nesta terça-feira (14) que as ações adotadas pela administração municipal para atender aos usuários de drogas na região da Luz são acertadas porque foram adotados modelos que comprovadamente apresentam os melhores resultados. Ele visitou o Centro de Acolhida Zaki Narchi, as instalações do programa “De Braços Abertos” e foi recebido pelo prefeito Fernando Haddad na sede da Prefeitura.

“O que o prefeito está fazendo aqui é exatamente a coisa certa a se fazer. São políticas que reduzem crimes, salvam vidas e economizam dinheiro dos contribuintes. É uma abordagem racional e é uma pena que seja tão complicado politicamente executar estas iniciativas. O que São Paulo está fazendo está baseado em modelos internacionais de sucesso. Espero que sirva de modelo para o restante do Brasil e da América Latina”, avaliou o diretor-executivo.

“As pessoas estão buscando alternativas no combate às drogas. O nosso "De Braços Abertos" chamou atenção da comunidade internacional porque no contexto latino-americano é uma das primeiras iniciativas de redução de danos envolvendo um conjunto tão grande de pessoas. Já mudou a região da Luz e, mais do que isso, vem mudando a maneira das pessoas pensarem o problema”, afirmou o prefeito Fernando Haddad. Após apresentar a metodologia e os primeiros resultados dos programas, Haddad conversou com Nadelmann sobre outras experiências internacionais.

Na região da Luz, Nadelmann conheceu o equipamento de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana, a tenda do "De Braços Abertos" na rua Helvetia e a praça Largo Coração de Jesus, revitalizada por meio do programa. “As pessoas veem a dependência do crack como um monstro, mas se você trata o dependente de crack como um ser humano e oferece a ele a oportunidade de ter uma refeição, um lugar para dormir e um trabalho, ele começa por si só a reduzir o consumo. As evidências mostram que se as pessoas têm a oportunidade de ter uma vida melhor, elas vão escolher o caminho que leva a isso”, disse Ethan Nadelmann.

A Drug Policy Alliance é uma organização não-governamental fundada em Nova York (Estados Unidos) que promove o debate público sobre o uso de drogas e temas relacionados, como segurança pública e sistema carcerário. Além disso, é a principal organização de defesa da descriminalização da maconha e da instituição de políticas de redução de danos nos Estados Unidos.

A visita começou hoje pela manhã com uma apresentação da metodologia e das instalações dos centros de acolhida Zaki Narchi I, II e III, localizados na zona norte. O equipamento foi aberto na última quinta-feira (9) e tem capacidade de atender até 900 pessoas. De acordo com a proposta do equipamento, o atendimento passa por três fases. A primeira etapa é de acolhimento, enquanto na segunda é oferecido tratamento de saúde, acompanhamento psicossocial, qualificação e encaminhamento para o emprego. Na terceira fase, com o beneficiário já empregado, é trabalhado o processo de autonomia.

Nadelmann foi recebido no Centro de Acolhida pelos secretários municipais Luciana Temer (Assistência Social), José de Filippi (Saúde), Simão Pedro (Serviços) e Larissa Beltramim (Direitos Humanos e Cidadania em exercício), além dos secretários-adjuntos José Alexandre Sanches (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo) e Carlos Roberto Barreto (Segurança Urbana).


"De Braços Abertos"
A Prefeitura implementou o programa “De Braços Abertos” após um acordo no início do ano com moradores de 147 barracas que ocupavam as ruas Helvetia e Dino Bueno. Por meio do programa, a administração municipal oferece moradia em sete hotéis, três refeições diárias, oportunidade de emprego com renda de R$ 15 por dia, além de tratamento contra o vício com acompanhamento.


Atualmente, são 513 beneficiários cadastrados, dos quais 23 receberam o atestado médico de aptidão ao mercado de trabalho. Outros 122 estão em tratamento voluntário contra dependência química. Dados do início de março apontam que o consumo de crack entre os beneficiários do programa foi reduzido, em média, de 50% a 70%. De uma média inicial de 10 a 15 pedras por dia, o consumo passou à média de cinco pedras diárias, concentrado no período noturno, segundo os relatos. Do total de beneficiários cadastrados, são 307 homens, 169 mulheres e 37 crianças. Já são 23 usuários trabalhando fora do programa, além dos 49 que atuam nas frentes de trabalho em órgãos municipais. Outros 260 seguem no serviço de varrição de ruas e 25 participantes estão no projeto Fábrica Verde, um curso de capacitação voltado à área de jardinagem.


 




Imagens para download:
Crédito: Luiz Guadagnoli / Secom


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn