Domingo, 24 de Maio de 2020

Escuta ativa das crianças e união da família são trunfos para driblar dificuldades da quarentena

Horário: 00:00
Episódio do podcast Acontece em SP aborda atenção dos cuidadores aos comportamentos das crianças e adolescentes durante o período de distanciamento social

As novas dinâmicas familiares são desafios do distanciamento social. O confinamento das crianças e dos adolescentes propõem aos pais e cuidadores uma rotina em que ser criativo e trocar conhecimentos com os mais jovens se faz necessário para tornar a convivência mais fácil e mesmo enriquecer os vínculos dentro de casa.

"Essa situação traz também algumas oportunidades e especialmente para as crianças pequenas o convívio maior com os adultos", opina Karina Tollara D'Alkimin, assessora especial do Núcleo de Política Municipal Integrada pela Primeira Infância da Cidade de São Paulo.

O momento também é de atenção redobrada para o combate ao abuso e exploração sexual e outros tipos de violência contra a criança e o adolescente.

"As crianças estão confinadas em sua casa e sabemos que alguns lares não são os lugares seguros que deveriam ser. Contamos com o Unicef e outros parceiros para desenvolver ações voltadas para essa situação, inclusive aprimorando um canal de denúncia específico na Central SP156", diz Karina.

O assunto foi abordado em episódio do podcast Acontece em SP. Ouça a conversa na íntegra abaixo: