Notícias

Escola Municipal de Educação Infantil cria projeto virtual de comunicação para ajudar crianças e famílias

Ação é realizada por uma equipe de 19 educadoras da EMEI Cel. Manuel Soares Neiva

De Secretaria Especial de Comunicação

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cel. Manuel Soares Neiva, da Diretoria Regional de Educação Ipiranga, lançou via internet, o projeto: “Tempos de ser criança” em diferentes meios de comunicação para manter o contato com as crianças e as famílias da comunidade, apresentando experiências, sugestões de atividades e descobertas vivenciadas na unidade.

O projeto foi lançado no início de maio, por uma equipe de 19 educadoras da escola com objetivo de manter a interação de forma virtual com a comunidade escolar acolhendo suas necessidades e oferecendo sugestões de atividades para serem feitas em casa.

Uma das primeiras publicações realizadas pela escola foi a divulgação de um questionário (abre link externo) para escutar as famílias e compreender melhor como poderiam auxiliá-los na rotina das crianças em relação as atividades propostas pela escola.

O projeto conta com identidade visual elaborada pela Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Fernanda Fusco. “Toda a equipe da nossa unidade está envolvida de alguma forma, desde as professoras até a equipe de apoio, e consideramos sempre as necessidades e possibilidades de cada um. Como gosto e tenho bastante facilidade, resolvi me envolver com a parte mais técnica: desenvolvi a identidade visual, vinheta, o layout e programação do blog, formatação dos textos, tratamento de imagens e ajudo algumas pessoas com a edição dos vídeos. Assim como todas as professoras, também faço pesquisas e, de acordo com a escala de publicação que estabelecemos, elaboro algumas propostas e seleciono materiais, contando com a contribuição de minhas colegas”, observa Fernanda.

O projeto realiza publicações diárias no Blog em forma de texto, acompanhado de vídeos que são gravados pelas educadoras sobre diferentes assuntos, entre eles, alguns já publicados indicam sugestões de como produzir diferentes materiais com objetos que podem ser encontrados em casa, brincadeiras populares, além de dicas de proteção ao Covid-19 (Coronavírus).

Os temas abordados são definidos coletivamente pela equipe da unidade com intuito de fortalecer ainda mais o vínculo com as crianças para que elas continuem a se lembrar da escola e possam interagir com suas famílias. A partir dessas definições, a equipe escolar se reúne coletivamente, em tempos de pandemia de forma virtual, para pensar em propostas relevantes e significativas para as crianças.

Entre os materiais apresentados há indicações de leitura dos materiais pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação: Currículo da Cidade de Educação Infantil e o Trilhas de Aprendizagens, ambos disponíveis para consulta e download em nosso portal (abre link externo)

A Coordenadora Pedagógica da unidade, Márcia Trípodi, comentou sobre como a equipe se organizou para discutir a proposta. “Em grupo, pensamos nas propostas que seriam publicadas todos os dias. As atividades tem por objetivo fortalecer os vínculos com as crianças, colaborar com as famílias e também produzir memórias do que vivemos no dia-a-dia na Unidade”, ressalta Márcia.

Vale mencionar que todas as postagens no blog são compartilhadas nas redes sociais do projeto via facebook e Instagram, amplificando o alcance dos conteúdos elaborados pela equipe escolar.

Thatiana Calió, mãe do Thiago (5 anos idade), estudante da escola, comentou sobre como a iniciativa tem ajudado no desenvolvimento das atividades em casa. “Por conta do isolamento social, me vi diante de um enorme desafio, que era lidar com questões pedagógicas do meu filho. Me senti desamparada, mas não durou muito tempo, pois logo chegou ao nosso conhecimento um projeto lindo e cheio de amor da escola onde ele estuda”, observa Thatiana.

Para conhecer todas as atividades do projeto “Tempos de ser criança”, acesse:
Blog: http://www.temposdesercrianca.com.br (abre link externo)
Facebook: https://www.facebook.com/temposdesercrianca (abre link externo)
Instagram: http://instagram.com/temposdesercrianca (abre link externo)

 

Ações do documento