Notícias

Entenda o que é o Inquérito Sorológico, estudo que mapeia a situação da covid-19

Análise indica quantas pessoas na cidade já tiveram contato com o novo coronavírus

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza um estudo analítico na capital que aponta quantas pessoas na cidade já tiveram contato com o novo coronavírus e, assim, nortear as ações da Saúde no controle da pandemia. Trata-se do Inquérito Sorológico 

Por meio dessa análise é possível saber como está a defesa da população em relação à doença, com a visão da porcentagem da população que já foi infectada pelo vírus, tendo ou não apresentado sintomas, a cada nova fase do estudo, define mais o perfil da disseminação da doença no município. Isso porque, com os resultados do inquérito, pode-se conhecer melhor o avanço da covid-19 pelas regiões, aprofundar o conhecimento sobre qual o perfil da população mais afetada pela pandemia. O Inquérito Sorológico tem como referência 472 Unidades Básicas de Saúde (UBS), verificando a prevalência do SARS-Covid no município de São Paulo.


Como é realizado o exame

A amostragem é feita por sorteio aleatório na área de abrangência das 472 Unidades Básicas de Saúde e leva em consideração bases do IPTU de 2020, hidrômetros da Sabesp e cadastro da Estratégia Saúde da Família. Os moradores são contatados pelos agentes devidamente identificados com crachá, colete e avental da Saúde municipal. Ao atender o profissional, o morador recebe uma carta de apresentação com o nome e o telefone da UBS e, caso queira, pode fazer contato telefônico e confirmar a indicação da sua residência no sorteio.

O morador da residência sorteada recebe orientações do profissional da saúde sobre o estudo e assina o termo de adesão à pesquisa. Uma amostra de 5 ml de sangue do munícipe é coletada e encaminhada para análise no LabZoo - Laboratório vinculado à Secretaria Municipal da Saúde/COVISA, que subsidia as ações de vigilância epidemiológica do município - onde é realizado um teste rápido através do soro dessa amostra. Após o processamento, o resultado do exame será informado ao munícipe participante do estudo pela UBS de referência.

Ações do documento

Vídeos

Construindo Histórias - Merenda Escolar Sustentável